Novo P-3C Orion da Argentina realizou primeira missão operacional. O recém incorporado Lockheed P-3C Orion do Esquadrão de Exploração Aeronaval da Armada Argentina, realizou na terça-feira (24) sua primeira missão operacional na região costeira do país.
A aeronave, matrícula 6-P-57, realizou uma missão de patrulhamento marítimo de longo alcance sobre o Oceano Atlântico, onde sobrevoou uma concentração de navios pesqueiros a 201 milhas náuticas da costa.
Da mesma forma, realizou exercício conjunto com o submarino USS “Hampton” (SSN-767) da Marinha dos Estados Unidos, que retorna de Valparaíso, no Chile, após participar da operação multinacional UNITAS LXV. O treinamento ocorreu a 320 milhas náuticas da cidade de Puerto Madryn, na Patagônia argentina.
O exercício consistiu na detecção e identificação da unidade de superfície, identificação de apêndices, detecção com radar, FLIR e MAD e no estabelecimento de uma série de operações operacionais comunicações com o submarino da US Navy.
Este exercício de oportunidade, denominado PASSEX, permitiu testar e operar os sistemas embarcados no P-3C, além de colocar em prática os procedimentos operacionais atuais e aumentar a formação e a experiência do pessoal do Esquadrão de Exploração Aeronaval da Marinha Argentina.
Fonte: Gaceta Marinera
@FFO