Marinha japonesa encomenda 30 novos treinadores Fuji T-5. A Marinha Japonesa, ou Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF), concedeu à Subaru Corporation um contrato para produzir 30 novos monomotores de treinamento primário Fuji T-5. As aeronaves serão usadas para manter a capacidade de treinamento dos pilotos navais da JMSDF.
O contrato de aproximadamente de US$ 53 milhões, envolve além das aeronaves, um lote de motores Rolls-Royce 250-B17D sobressalentes, componentes e materiais associados, informou o Ministério da Defesa do Japão.
De acordo com o Ministério da Defesa japonês, a previsão é que os primeiros novos Fuji T-5 (designação militar da JMSDF para o Fuji KM-2), comecem a ser entregues ainda neste ano de 2024, e as últimas unidades sejam recebidas até 2034.
De acordo com Janes Defense, atualmente o Comando de Aviação Naval da JMSDF possui uma frota com 30 turboélices Fuji. O primeiro lote de 36 monomotores T-5 foi adquirido em 1988, as quais atingiram o final da vida útil e foram substituídas por um segundo lote de 30 aeronaves, cuja desativação está prevista para começar em 2027.
O monomotor Fuji T-5 é a principal aeronave de treinamento básico para pilotos novos militares japoneses, além de servir como plataforma de aprimoramento de táticas de combate.
Desenvolvido a partir do Fuji KM-2, a aeronave tem configuração de dois assentos lado-a-lado, trens de pouso retráteis e peso máximo de decolagem de 1.805 kg. Está equipado com motor RR M250-B17D de 350 HP e hélice Hartzell tripá, que lhe conferem capacidade acrobática e velocidade máxima de 193 nós. O T-5 pode voar em altitudes de até 8.000 pés e tem alcance aproximado de 510 milhas náuticas.
@FFO