Irã apresentou nova versão do drone “kamikaze” Shahed 136. O Corpo de Guardas da Revolução Islâmica do Irã (IRGC) apresentou publicamente o Shahed-136B, a mais recente versão da família de drones suicidas produzidas localmente. A revelação ocorreu durante o desfile militar realizado no último sábado (21) em celebração a mais um aniversário do fim da guerra Irã-Iraque.
De acordo com as poucas informações disponíveis, o Shahed-136B incorpora atualizações significativas em comparação a versão anterior, começando pelo design com asas convencionais ao invés de delta, maior capacidade de carga útil e alcance estendido de até 4.000 quilômetros.
A utilização de drones “kamikazes” Shahed-136 pelas forças armadas da Rússia contra alvos na Ucrânia é amplamente conhecido, mesmo que Teerã negue oficialmente o seu envolvimento militar neste conflito.
A apresentação do Shahed-136B coincide com o grande aumento nas tensões regionais com os ataques realizados por Israel contra posições do Hezbollah no Líbano. O avançado programa de drones do Irã é uma preocupação de governos ocidentais, principalmente por seu impacto potencial em conflitos regionais, como a guerra no Iêmen e ataques ao território israelense.
@FFO