Últimos F-16 da Holanda farão voo de despedida sobre o país. A Força Aérea Real da Holanda (RNAF) fará na próxima sexta-feira (27), um voo especial para marcar a despedida dos 45 anos de operações dos caças Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon. As últimas aeronaves em serviço irão formar uma esquadrilha que voará pelo país para celebrar a desativação do caça na RNAF.
A formação está programada para decolar às 13:00 horas (horário local) da Base Aérea de Volkel. Os caças voarão principalmente sobre os aeroportos e bases aéreas que operaram Unidades F-16.
A rota prevista é: Volkel, De peel, Twenthe, Leeuwarden, Vlieland, Nieuw Milligen (Controle de Operações Aéreas), Soesterberg, Haia, Woensdrecht, Breda (KMA), Gilze-Rijen, Eindhoven e retorno para Volkel. Serão cerca de duas horas e trinta de voo. A programação de rota e horário podem sofrer alterações devido a meteorologia.
O primeiro F-16 da RNLAF foi entregue em 1979 e o último, dos 213 construídos, foi aceito em fevereiro de 1992. A partir de 1998, a aeronave passou por uma atualização de meia-vida (MLU). Em 5 de julho de 2021, os últimos quatro F-16AM ex- 322 Sqn deixaram a Base Aérea de Leeuwarden (EHLW), após 42 anos de operações contínuas e foram enviados para Volkel (EHVK), juntando-se ao 312 Sqn última unidade de F-16 sediada na Holanda.
@FFO