Chega o 9º Saab F-39 Gripen da FAB. Mais um Saab F-39E chegou ao Brasil ontem (23), vindo da fábrica na Suécia. Este é o nono Gripen E, que será incorporado ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA). A aeronave deixou o porto de Navegantes (SC) e foi transladada via terrestre até o Aeroporto, de onde deverá decolar na quinta-feira (26).
O navio mercante holandês MV Heerengracht deixou o Porto de Norrköping, na Suécia, em 02/09 e chegou ao Porto de Navegantes 21 dias depois. A bordo estava um novo caça Saab Gripen E para a Força Aérea Brasileira (FAB).
Após o desembarque, o FAB 4108 foi, assim como os demais, transladado a noite via terrestre até o Aeroporto de Navegantes (SBNF), onde foi armazenado no hangar da empresa Havan, onde receberá o assento ejetável (24/09), passará pelos testes de solo e preparativos para o translado para Anápolis (25/09). O voo deverá acontecer no dia 26/09.
O FAB 4108 continua com os elevons originais, isto é, ainda não recebeu os novos sistemas de controle. Toda a frota da FAB entregue ao 1º GDA ainda não passou pela modificação, o que denota que em algum ponto no futuro isto será feito, provavelmente em Anápolis. O único que já foi modificado é o FAB 4100, aeronave usada para ensaios em Gavião Peixoto–SP, onde fica o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN).
Até agora a FAB recebeu os seguintes F-39E:
Gavião Peixoto
Originalmente a FAB encomendou 36 caças Gripen E/F, sendo 28 F-39E (monoplace) e 08 F-39F (biplace). Em abril de 2022, foi anunciado um aditivo para a aquisição de mais quatro F-39E, que não foi confirmado (assinado). Um segundo lote de Gripen continua sendo negociado.
Um acordo foi assinado entre a Saab e o governo brasileiro para montar os F-39 da FAB na unidade da Saab/Embraer em Gavião Peixoto–SP. Inclusive a fabricante sueca já enviou o primeiro kit contendo as asas, seções da fuselagem e equipamentos, para montagem final no Brasil.
Todos os F-39 Gripen E recebidos pela FAB, forma alocados ao 1ª Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) — “Esquadrão Jaguar”, sediado na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás. Eles foram entregues a partir de 19 dezembro de 2022. Com o FAB 4108, o GDA irá contar com oito F-39E na linha de voo.
@CAS