Saab entregou quinto GlobalEye para os Emirados Árabes Unidos. A Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos (EAUAF) recentemente recebeu o quinto Saab GlobalEye de Controle e Alerta Antecipado (AEW&C). A entrega foi anunciada em 17 de setembro pela fabricante sueca.
O Diretor de Negócios de Vigilância da Saab, Carl-Johan Bergholm, disse no comunicado: “Em estreita colaboração com a Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos, a Saab desenvolveu, produziu e entregou uma frota de cinco GlobalEye de última geração aeronaves, tudo em um período inferior a 10 anos. Isto reforça ainda mais a posição da Saab como fornecedor líder no segmento de alerta e controle aéreo antecipado.”
Em 2015, o governo dos Emirados Árabes Unidos e a Saab firmaram um contrato envolvendo a aquisição de cinco aeronaves GlobalEye AEW&C, no âmbito do programa Swing Role Surveillance System (SRSS). Os GlobalEye anteriores foram entregues para a UAEAF em abril e setembro de 2020, fevereiro de 2021 e abril deste ano.
O GlobalEye, uma plataforma de Comando e Controle, ISR (Intelligence, Surveillance & Reconnaissance) e AEW&C baseada no jato executivo Bombardier Global 6000. A UAEAF é o primeiro cliente do GlobalEye, que emprega um conjunto de sensores de alerta antecipado Saab Erieye ER e radares de busca marítima Leonardo Seaspray 7500E. O vetor de múltiplos domínios fornece informações em tempo real ao comando da missão, permitindo uma maior consciência situacional do cenário e a detecção antecipada de ameaças.
@FFO