• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Ucrânia negocia caças Saab Gripen e Eurofighter Typhoon

24 de setembro de 2024
Ucrânia negocia caças Saab Gripen e Eurofighter Typhoon (Foto ilustrativa: Saab).
Ucrânia negocia caças Saab Gripen e Eurofighter Typhoon (Foto ilustrativa: Saab).

Ucrânia negocia caças Saab Gripen e Eurofighter Typhoon. O governo da Ucrânia estaria negociando com aliados internacionais a aquisição de caças Saab Gripen e Eurofighter Typhoon, como parte do esforço contínuo para reforçar suas capacidades de defesa. A informação foi divulgada pelo Ministro da Defesa, Rustem Umerov, em uma entrevista à televisão local.

De acordo com Umerov, a Ucrânia já garantiu os caças F-16, além de firmar um acordo para receber supersônicos franceses Mirage. Agora mantém conversas com parceiros internacionais visando garantir aeronaves de combate Gripen e Typhoon. O ministro afirmou que dará mais detalhes quando o processo estiver finalizado.

Eurofighter Typhoon (Foto ilustrativa: AMI).
Eurofighter Typhoon (Foto ilustrativa: AMI).

A Ucrânia apresentou aos aliados que entre as suas prioridades militares, está o reforço dos sistemas de defesa aérea com plataformas modernas e atualizadas, explicou Umerov na entrevista, ressaltando que a Rússia atualmente opera cerca de 300 aviões de combate e o mesmo número de helicópteros militares.

“Este ano estamos queremos aumentar a nossa frota de caças para garantir a superioridade aérea sobre o inimigo. Este processo já está em andamento, mas precisa ser acelerado, por isso estamos trabalhando junto aos nossos parceiros”, acrescentou Umerov.

F-16AM ucraniano (Foto: MD Ucrânia).
F-16AM ucraniano (Foto: MD Ucrânia).

Em dezembro de 2023, Yuriy Ihnat, então porta-voz da Força Aérea Ucraniana (UAF), mencionou que parceiros internacionais estavam considerando fornecer à Ucrânia caças suecos Gripen. Em março deste ano, o Ministro da Defesa sueco, Pål Jonson, declarou que não descartava a possibilidade de fornecer jatos Gripen à Ucrânia, mas poucos dias depois disse que o processo estava paralisado para que a UAF se concentrasse na integração dos F-16.

A Urânia recebeu em agosto deste ano, os primeiros caças ocidentais F-16AM Fightning Falcon transferidos pela Dinamarca. Espera-se que nos próximos meses, pelo menos 80 desses caças sejam doados para a UAF pela Dinamarca, Noruega, Holanda e Bélgica, em um esforço internacional para substituir a obsoleta frota de jatos de combate de origem soviética utilizados pela Ucrânia.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login