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Único DC-3 anfíbio retoma voos após 20 anos fora de serviço

21 de setembro de 2024
Único DC-3 anfíbio retoma voos após 20 anos fora de serviço (Fotos: Moosehead Lakeshore Journal).

Único DC-3 anfíbio retoma voos após 20 anos fora de serviço. O único Douglas DC-3 equipado com flutuadores no mundo, retornou aos céus na semana passada, em Greenville, no estado do Maine, Estados Unidos, após 20 anos fora de serviço. O clássico avião anfíbio é baseado em um C-53D Dakota originalmente fabricado em 1943 para a Força Aérea do Exército dos EUA (USAAF).

Construído pela Douglas Aircraft em Santa Monica, na Califórnia, o C-53D-DO recebeu a matrícula militar USAAF 41-68834, para quem voou até 1952, sempre como um avião convencional (terrestre). Foi comprado pela empresa Eastern Airlines, que o converteu para versão civil DC-3B, recebendo a matrícula NC86562. Passou por vários operadores civis até ser comprado em 1986 pela empresa HBF Inc, de Greenville, quando recebeu a atual matrícula civil N130Q.

Cabe ressaltar que versão anfíbia do Dakota remonta a Segunda Guerra Mundial, quando a USAAF e a Douglas Aircraft desenvolveram dois protótipos XC-47 equipados com flutuadores produzidos pela empresa EDO. Os primeiros voos de testes ocorreram em 1942, mas o projeto não seguiu a diante e nenhum outro C-47 foi convertido.

A HBF é de propriedade da família de Richard B. “Dick” Folsom, um veterano da segunda guerra e especialista operar hidroaviões no Lago Moosehead. “Dick” comprou o DC-3/C-53 para convertê-lo em anfíbio, com o primeiro voo realizado em 1990. Batizado como “Moosehead Express” , o N130Q equipado com grandes flutuadores voou intensamente por todo os EUA.

Com a morte de Dick Folsom em 2002, aos 83 anos, os voos foram reduzidos até a última operação anfíbia ocorrida em 2004. Seis anos depois, em 2010, Max Folsom, filho de Dick”, que tocava a empresa desde 1982, removeu os flutuadores do N130Q e retomou os voos na versão convencional até setembro de 2012, quando o “Moosehead Express” voou pela última vez.

Max Folsom faleceu em setembro de 2023. Seu irmão Rodney Folsom, junto com o amigo Danny Pelletier, decidiram homenagear Max, colocando os flutuadores de volta no lendário avião. O retorno aos céus do icônico DC-3 anfíbio da Segunda Guerra aconteceu no sábado, 14 de setembro de 2024, após cerca de duas décadas desde seu último voo equipado com flutuadores.

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