Um helicóptero Mi-17 pertencente à força aérea do Exército Nacional da Líbia (LNA – Libyan National Army), foi capturado pelas forças armadas do Governo de Acordo Nacional (GNA – Government of National Accord). O fato foi divulgado através em redes sociais no último dia 18 de agosto.
A aeronave foi abandonada no deserto, na região oeste da cidade de Sirte, provavelmente após apresentar alguma pane. Como a região é controlada pelo GNA, os tripulantes rebeldes deixaram o local após o pouso.
O Mi-17 pertencente as forças rebeldes lideradas pelo Marechal Khalifa Haftar, foi localizado por um drone turco que patrulhava a área, e transmitiu as informações para as tropas do governo líbio, que capturaram a aeronave.
A origem do helicóptero é um mistério, mas supõem-se que uma fonte estrangeira forneça essas máquinas para o Marechal Haftar. Vizinho da Líbia, o governo do Egito apóia a LNA, e atualmente possui mais de sessenta Mi-17 nas suas forças armadas. Por outro lado, a Rússia seria uma possível fonte, que através da Síria, recentemente forneceu caças Mig-29 e bombardeiros Su-24 para os rebeldes. A Guerra Civil na Líbia já dura quase uma década, e atualmente os confrontos armados ocorrem principalmente entre os apoiadores do Governo de Acordo Nacional (GNA), reconhecido pela ONU e chefiado pelo Primeiro Ministro Fayez Saraj, contra os seguidores do LNA, liderados pelo Marechal Khalifa Haftar.
@FFO