CRUZEX e radares de alta mobilidade tática são debatidos em inspeção do DECEA ao 1º GCC. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) recentemente realizou uma Inspeção Técnica no Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC). A unidade apoia operações essenciais para a eficácia do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
“É notória a importância que o DECEA dá a missão do 1º GCC. O reflexo disso são os esforços que temos feito para viabilizar as operações de simulação e o emprego real”, declarou o chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen.
A unidade apoia operações essenciais para a eficácia do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). “É notória a importância que o DECEA dá a missão do 1º GCC. O reflexo disso são os esforços que temos feito para viabilizar as operações de simulação e o emprego real”, declarou o chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen.
A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) possui, atualmente, nove projetos em andamento em relação ao 1º GCC. Entre eles, destaca-se a aquisição, feita em junho deste ano, do novo radar tático GM200, a fim de reforçar a capacidade de vigilância aérea do Brasil.
“O GM200 tem uma maior transportabilidade do que os equipamentos que a Força Aérea utiliza atualmente. O grande benefício é uma alta mobilidade tática e um tempo de implantação muito curto no local de operação”, explicou o Comandante do 1º GCC, Tenente-Coronel Aviador Tomaz Lopes De Araujo.
O Chefe do Subdepartamento de Operações, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha informou que serão realizados estudos da Divisão de Operações Militares junto ao Comando de Operações Aeroespaciais para definição de pontos de possível aplicação do radar GM200.
A comitiva, presidida pelo Diretor Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, foi recepcionada com formatura militar. O briefing, entre outros importantes temas, tratou ainda da mobilidade e planejamento para o deslocamento dos equipamentos essenciais para a infraestrutura do Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX 24). Após as apresentações, o grupo visitou os laboratórios e áreas administrativas da unidade.
Outro ponto destacado foi a atuação do Grupo na Operação Taquari 2 – em resposta às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul – com mais de cinco mil movimentos aéreos, entre 07 de maio e 08 de junho deste ano, com índice zero de incidentes.
O 1º GCC gerencia atividades de instalação, operação e manutenção dos meios transportáveis de comunicações e controle nos locais desprovidos destes recursos para atender às necessidades das operações aéreas. O Grupo conta com um total de 371 militares distribuídos por cinco Esquadrões no país: Profeta (1º/1º GCC), Aranha (2º/1º GCC), Morcego (3º/1º GCC), Mangrulho (4º/1º GCC) e Zangão (5º/1º GCC).
Fonte: FAB/DECEA
@FFO