Força Aérea Colombiana combate incêndios florestais no país. A Força Aérea Colombiana (FAC) está atuando fortemente no combate aos incêndios florestais que afetam diversas áreas do país. Estão sendo empregadas aeronaves C-130H Hércules, Airbus 295 e helicópteros UH-60 Black Hawk e UH-1 Huey.
Após reativar o Sistema Modular de Combate Aéreo a Incêndios (MAFFS II), que se encontrava inoperante por falta de manutenção, o Comando Aéreo de Transporte Militar (CATAM) da FAC equipou um C-130H com o equipamento. A aeronave foi deslocada para Villavicencio, no Departamento de Meta, de onde atua na operação de combate aos incêndios florestais.
“Através dos recursos da Unidade de Gestão de Risco, recentemente recuperamos o sistema MAFFS II, utilizado em anos anteriores no combate aos incêndios. Treinamos tripulantes de C-130 e recuperando nossas capacidades de combate aos incêndios”, disse o Tenente Coronel Miguel Ángel Cubides, piloto de C-130 Hércules.
O Airbus C295 da FAC são empregados no combate aos incêndios florestais nem várias regiões do Departamento de Huila. Para cumprir essa missão, os bimotores utilizam o sistema Caylym Guardian, no qual em cada surtida lançam cerca cinco caixas de papelão contendo 1.000 litros de água cada.
“Atendendo às necessidades do país, enviamos uma aeronave C295 com sistema guardian e aproximadamente 20 militares para o município de Palermo, em Huila”, disse o Coronel Andrés Maya, Segundo Comandante do CATAM.
Helicópteros UH-60 Black Hawk estão atuando na região serrana de Cali, no Departamento de Valle del Cauca, combatendo inúmeros focos de incêndio. Bombeiros locais montaram uma piscina portátil para servir como ponto de reabastecimento de água para os helibaldes (bambi bucket) utilizados pelos helicópteros.
No departamento de Huila, onde os incêndios afetaram milhares de hectares de floresta nativa, onde os helicópteros UH-1Huey II do Comando de Combate Aéreo Nº 4 atuam no lançamento de água e líquido retardante.
@FFO