• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Operação Pantanal II: HM-3 Cougar do Exército transporta brigadistas

16 de setembro de 2024
Operação Pantanal II: HM-3 Cougar do Exército transporta brigadistas (Fotos: MD).
Operação Pantanal II: HM-3 Cougar do Exército transporta brigadistas (Fotos: MD).

Operação Pantanal II: HM-3 Cougar do Exército transporta brigadistas. O Comando Conjunto da Operação Pantanal II utilizou um helicóptero HM-3 Cougar da Aviação do Exército Brasileiro (AVEX) para transportar brigadistas até as proximidades da aldeia indígena de Guató (MS), próximo da fronteira com a Bolívia.

Além do brigadistas, o HM-3 da Força Aérea Componente (FAC) transportou equipamentos para o local que também integra uma área de proteção ambiental e fica próximo ao Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense.

“Com a entrada do vento sudoeste na madrugada do dia 05/09, o incêndio chegou muito próximo ao território. Assim, solicitamos o apoio do Comando Conjunto no transporte aéreo dos brigadistas e dos equipamentos”, reforçou Thainan Bornato, Chefe de Planejamento da Operação Pantanal Sul.

Base de Apoio Logístico Jaguar

O Comando Conjunto Pantanal II opera na Base de Apoio Logístico Jaguar, instalada nas proximidades do km 110 da Rodovia Transpantaneira. A estrutura foi construída com o objetivo de prestar apoio logístico aos combatentes do fogo dos órgãos diretamente envolvidos nos combates aos incêndios no Pantanal.

A base conta com sala de situação, posto rádio, posto médico, cozinha de campanha, depósito, refeitório, estrutura de higiene e alojamento para 100 brigadistas do Corpo de Bombeiros Militar (CBM/MT), ICMBio e IBAMA, além de outras agências que apoiam as atividades.

Dois meses de atuação

No segundo mês da Operação, os esforços conjuntos do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira alcançaram resultados significativos. Mais de um milhão de litros de água foram lançados sobre as chamas. Quase 500 militares trabalham diariamente em diferentes frentes de atuação. O número de hospedagens ultrapassou a marca de quatro mil, e 14 mil refeições foram servidas aos brigadistas em regiões afastadas ou de difícil acesso, como Poconé, Porto Conceição e o Parque Nacional do Pantanal, no Mato Grosso; além de Barranco Branco e Porto Murtinho no Mato Grosso do Sul.

Operação Conjunta Pantanal II

Para que uma operação de dimensões tão amplas seja realizada, é necessário o emprego simultâneo de diversos meios, todos eles vocacionados para o mesmo objetivo. As Forças Armadas, pela sua prontidão logística e operacional, utilizam os recursos humanos e materiais existentes para missões tão complexas e realizadas em uma região conhecida pela sua dimensão e características próprias como o Pantanal.

Fonte: Exército Brasileiro

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login