EUA aprova venda de 32 caças F-35A Ligthning II para Romênia. O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou a venda para Romênia de até 32 caças furtivos Lockheed Martin F-35A Lightning II. A Agência de Cooperação em Segurança de Defesa (DSCA) entregou ontem (13) ao Congresso Americano toda a documentação necessária sobre essa negociação realizada através do Programa de Vendas Estrangeiras (FMS).
O contrato de aproximadamente US$ 7,2 bilhões envolve além dos 32 jatos, motores sobressalentes, peças e componentes associados, além de treinamentos. O contratante principal será a Lockheed Martin, localizada em Fort Worth, no Texas.
Este vetor de quinta geração ampliará significativamente as capacidades de defesa aérea do país, bem como para a região e os demais membros da OTAN na Europa. Com esta quantidade de caças, a Força Aérea Romena poderá formar dois Esquadrões F-35A.
A embaixadora dos EUA na Romênia, Kathleen Kavalec, declarou: “Este compromisso é uma prova da forte parceria entre nossas duas nações e demonstra mais uma vez a liderança da Romênia na defesa da segurança regional. A Romênia é um aliado-chave da OTAN na promoção da segurança e estabilidade na região do Mar Negro e além. Os F-35As fornecerão à Romênia capacidades de defesa aérea inigualáveis e aumentarão a interoperabilidade entre as forças aéreas da OTAN.”
Essa venda apoia os objetivos de política externa e de segurança nacional dos Estados Unidos ao melhorar a segurança de um aliado da OTAN que é uma força importante para a estabilidade política e econômica na Europa. A primeira aeronave deverá ser entregue para a Romênia em 2031.
@FFO