Super Lynx da Marinha Portuguesa certificados para saltos em grandes altitudes. Militares paraquedistas da Marinha Portuguesa e do Exército de Portugal, recentemente concluíram uma inédita campanha de treinamento de Saltos de Abertura Manual (SAM) em grandes altitudes. O treinamento foi apoiado por um Super Lynx MK95A do Esquadrão de Helicópteros da Marinha Portuguesa.
Os quatro elementos da Unidade de Operações Especiais (UOE) do Corpo de Fuzileiros Navais e cinco elementos da Companhia de Precursores Aeroterrestres do Regimento de Paraquedistas do Exército Português realizaram ao todo dez saltos sobre o Campo de Tiro de Alcochete, em altitudes acima dos 10.000 pés, ou 3.000 metros.
O treinamento ocorreu em 10/09, e contou com o apoio do helicóptero naval Super Lynx MK95A, matrícula 19202 (indicativo de chamada L6355), da Base Aérea N.º 6 (BA6), Montijo. Além do treinamento dos paraquedistas, o Super Lynx da Marinha alcançou pela primeira vez a certificação como plataforma de lançamento para Saltos de Abertura Manual (SAM) em grandes altitudes.
Atualmente o Comando de Aviação da Marinha Portuguesa possui cinco helicópteros Westland Super Lynx Mk95 adquiridos em 1993 e matriculados de 19201 a 19205.. Em 2020 eles foram submetidos a um processo de atualização e modernização realizado pela Leonardo Helicopters, onde receberam novos motores, aviônicos, guinchos elétricos entre outros componentes.
Fonte: Marinha Portuguesa
@FFO