Frecce Tricolori recebeu seu primeiro Leonardo M-346. A equipe de demonstração da Aeronautica Militare Italiana (AMI), o 313° Gruppo Addestramento Acrobatico (313º Gruppo AA) — Frecce Tricolori está iniciando a fase de transição para um novo vetor: o Leonardo M-346 Master, que irá estrear em 2028.
Oficialmente o 313º Gruppo AA, foi criada em 1º de março de 1961 como um grupo permanente para o treinamento de pilotos em acrobacias aéreas e a realização de demonstrações aéreas. A equipe substituiu equipes não oficiais que existiram por vários comandos da AMI, a partir do início da década de 1930.
Desde 1982, a equipe voa o Aermacchi MB-339PAN (Pattuglia Acrobatica Nazionale), uma aeronave de treinamento avançado biplace capaz de atingir 898 km/h ao nível do mar. Com dez aeronaves, nove em formação fechada e um solista, eles são a maior equipe de acrobacia do mundo e sua programação de voos, compreendendo cerca de 20 acrobacias em 30 minutos de demonstração.
O plano inicial era substituir a aeronave Aermacchi MB339PAN pela Alenia Aermacchi M345 HET (High Efficiency Trainer), uma aeronave desenvolvida a partir do SIAI Marchetti S211. E como resultado, em 3 de julho de 2024, o ex-comandante da Frecce Tricolori Jan Slangen, fez seu primeiro voo no M-345 HET da fábrica da Alenia Aermacchi em Venegono Superiore (Varese). Em julho de 2014, o protótipo do M-345 (CPX619) foi apresentado no Farnborough Air Show nas cores da Frecce Tricolori e o número “1” na deriva.
Mas os planos mudaram desde então e no dia 12 de setembro de 2024, a AMI oficializou que o 313º Gruppo AA, os Frecce Tricolori, farão a transição para o bimotor Leonardo T-346A Master em 2028. O M345 HET não foi considerado adequado para grandes acrobacias aéreas em formação. A Frecce Tricolori se beneficiarão do maior desempenho do T-346, que maior empuxo e maior manobrabilidade para “representar a Itália pelo mundo”.
O T-346 Master é a aeronave projetada e produzida na Itália pela Leonardo SpA, já em uso pela AMI para o treinamento avançado de pilotos destinados a voar aeronaves de 4ª e 5ª geração.
A apresentação do primeiro M-346 nas cores da Frecce Tricolori ocorreu na Base Aérea de Istrana, sede do 51º Stormo em 12 de setembro. Na cerimônia foi apresentando o Leonardo T-346A Master MM55144 (c/n 7021), oriundo do 61° Stormo da base aérea de Lecce-Galatina, Puglia, no sul da Itália, nas cores da equipe de demonstração e com o número “0” na deriva.
Na ocasião, o T-346A “0” do 313º Gruppo AA foi apresentado em uma nova pintura, projetada pela Pininfarina, famosa por seus designs espetaculares. A nova pintura desenvolve o tema do “renascimento do tricolor”, realça a beleza e a fluidez do voo do Frecce Tricolori e celebra o espírito de equipe e o comprometimento, mas também a engenhosidade e o orgulho nacional.
“A nova pintura, projetada pela Pininfarina, desenvolve o tema do ‘renascimento tricolor’, realçando a beleza e a fluidez do voo das Flechas Tricolores. Ela celebra o espírito de equipe, o comprometimento, a engenhosidade e o orgulho nacional. O resultado é um design harmonioso, visível em três dimensões, garantindo um elemento gráfico reconhecível durante as manobras da aeronave, transmitindo uma sensação de velocidade e dinamismo”, declarou a empresa.
O MB-339: Um legado histórico
O MB-339, um jato militar italiano de treinamento e aeronave de ataque leve, tem sido a espinha dorsal do Frecce Tricolori desde sua introdução no início dos anos 1980. Conhecido por sua confiabilidade e agilidade, o MB-339 tem sido fundamental em inúmeras exibições acrobáticas de tirar o fôlego, ganhando a admiração de entusiastas da aviação em todo o mundo. No entanto, à medida que os avanços tecnológicos na aviação se aceleraram, a necessidade de uma plataforma mais avançada se tornou aparente.
O M-345: Um trampolim — Inicialmente, o M-345 High Efficiency Trainer foi programado para substituir o MB-339. O M-345, também desenvolvido pela Leonardo SpA, oferece aviônicos modernos e eficiência aprimorada, tornando-o uma excelente escolha para treinamento básico e avançado de pilotos. No entanto, ele foi considerado inadequado para as exigentes acrobacias de grande formação realizadas pelo Frecce Tricolori, levando à seleção do M-346.
O M-346: Um novo padrão — O M-346, também desenvolvido pela Leonardo SpA, é uma aeronave de treinamento transônica bimotora projetada para treinamento avançado de pilotos. Ele ostenta propulsão superior, agilidade e aviônicos de última geração, tornando-o um ajuste perfeito para as manobras de alta precisão do Frecce Tricolori. A aeronave já está em uso para o treinamento avançado de pilotos destinados às linhas aerotáticas de 4ª e 5ª geração, ressaltando suas capacidades e confiabilidade.
@CAS