CRUZEX 2024 – mais de 50 aeronaves e 16 países participarão do maior Exercício da FAB. A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, entre os dias 03 e 15 de novembro, na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim (RN), o Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX) 2024. Esta edição reúne 16 países e cerca de 50 aeronaves. Participam com esquadrões de voo em território brasileiro: Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal; com pessoal para realizar tarefas espaciais e cibernéticas: Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Peru; e como observadores: África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai.
O exercício organizado pela FAB permite que os militares treinem o combate aéreo em operações combinadas. Dessa forma, diferentes nações atuam em cenários de conflito de maneira integrada e cooperativa, promovendo a troca de experiências entre os integrantes as forças aéreas participantes. Trata-se de uma operação aérea multinacional comandada pela FAB desde 2002.
Conforme o Diretor da CRUZEX 2024, que também é o Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, o objetivo do exercício é desenvolver a cooperação e as relações entre o Brasil e as nações participantes, compartilhando uma experiência comum nos Cenários de Composite Air Operations (COMAO) e Missões de Guerra Convencional, incluindo Espaço e Operações Cibernéticas.
“A realização de mais uma edição do maior treinamento multinacional de guerra da América Latina visa a fortalecer a interoperabilidade entre as Forças Aéreas de diferentes países, promovendo o treinamento conjunto em cenários complexos e desafiadores. É uma oportunidade, tanto para os militares da FAB como dos outros 15 países participantes,
de agregar conhecimentos possibilitando experiências em cenários de ação conjunta”, ressalta o Oficial-General.
Dinâmica do treinamento
A CRUZEX introduzirá um novo elemento em suas operações em 2024: o domínio cibernético. Reconhecido como o exercício militar mais significativo da região, nesta edição, o CRUZEX apresentará o CRUZEX CYBER, um exercício cibernético simulado que expandirá os domínios de treinamento ao integrar operações cibernéticas com operações aéreas. Com o objetivo de aumentar a consciência situacional diante dos desafios de conflitos modernos, o CRUZEX CYBER empregará um formato Capture The Flag (CTF) para testar e melhorar a segurança de sistemas críticos que dão suporte às operações aeroespaciais.
Durante os 13 dias de exercício, o foco será o treinamento e a prontidão dos Esquadrões de
Voo. Além disso, haverá missões de treinamento como varredura; escolta; inteligência,
vigilância e reconhecimento; ataque; patrulha aérea de combate, reabastecimento em voo,
entre outros.
Aeronaves previstas para a CRUZEX 2024
FORÇA AÉREA ARGENTINA (FAA)
– KC-130H Hércules (transporte e reabastecimento em voo);
– IA-63 Pampa III (ataque leve e treinamento);
FORÇA AÉREA BRASILEIRA (FAB)
– F-39E Gripen (caça);
– F-5EM/FM Tiger II (caça);
– A-1M AMX (ataque);
– A-29B Super Tucano (ataque);
– R-99 (reconhecimento);
– E-99M (alerta aéreo antecipado e controle);
– C-99 (transporte)
– KC-390 Millennium (transporte e reabastecimento em voo);
– C-105 Amazonas (transporte tático);
– SC-105 Amazonas (SAR);
– H-36 Caracal (helicóptero);
FORÇA AÉREA CHILENA (FACH)
– F-16A/B Fightning Falcon;
– KC-135 Stratotanker (transporte e reabastecimento em voo);
FORÇA AÉREA COLOMBIANA (FAC)
– KC-767 Jupiter (transporte e reabastecimento em voo);
FORÇA AÉREA PARAGUAIA (FAP),
– AT-27 Tucano (caça e ataque);
– CASA C-212 (transporte);
FORÇA AÉREA PERUANA (FAP)
– C-130H Hércules (transporte);
– KT-1P (caça e ataque);
ESTADOS UNIDOS (USAF)
– F-15 Strike Eagle (caça e ataque);
– KC-46A Pegasus (transporte e reabastecimento em voo);
FORÇA AÉREA PORTUGUESA (FAP)
– KC-390 Millennium (transporte e reabastecimento em voo);
MARINHA DO BRASIL (MB)
– AF-1 Skyhawk (ataque);
Histórico do CRUZEX
A CRUZEX I foi realizada em 2002 a partir de Canoas (RS) e reuniu três países: Brasil, Argentina e França. O Chile participou como observador.
A CRUZEX II ocorreu a partir de Natal (RN) dois anos depois, em 2004, e reuniu quatro países:
Argentina, Brasil, França e Venezuela. África do Sul, Peru e Uruguai foram observadores.
Em 2006, a CRUZEX III foi realizada a partir de Anápolis (GO) e contou com a participação de
sete países: Argentina, Brasil, Chile, França, Peru, Uruguai e Venezuela.
A CRUZEX IV foi realizada em 2008, a partir de Natal (RN) e participaram cinco países: Brasil,
Chile, França, Uruguai e Venezuela. Como observadores estiveram presentes outros sete países: Bolívia, Canadá, Colômbia, Equador, Grã-Bretanha, Peru e Paraguai.
Em 2010 a CRUZEX V, realizada em Natal (RN), reuniu cinco países participantes (Brasil, Argentina, Chile, França e Estados Unidos) e outros seis como observadores (Bolívia, Equador, Canadá, Inglaterra, Colômbia e Paraguai).
Em 2012 o exercício foi dedicado exclusivamente à área de Comando e Controle (CRUZEX C2) e também ocorreu em Natal (RN), quando reuniu 12 países: Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Peru, Suécia, Uruguai e Venezuela. Portugal participou como observador.
Em 2013 aconteceu a CRUZEX VI, com participações do Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. Estiveram presentes as aeronaves do Brasil (F-5EM/FM, F-2000 Mirage, R/A-1 Falcão, A-29 Super Tucano, K/C- 130H Hércules, E-99, SC-105 Amazonas, H-1H Iroquois, H-60 BlackHawk, H-34 Super Puma e AH-2 Sabre). Outros países: Caças F-16 Fighting Falcon e A-37 Dragonfly. Os treinamentos aconteceram na Base Aérea de Natal (RN) e na Base Aérea de Recife (PE).
A mais recente edição ocorreu há seis anos, em 2018, em Natal (RN). A CRUZEX VII reuniu
aeronaves e militares do Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Peru e Uruguai
participaram com militares e aeronaves; Alemanha, Bolívia, Índia, Portugal, Suécia e Venezuela.
Fonte: FAB
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