Marinha Japonesa envia DDH Kaga para testes com F-35B nos EUA. A Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF) comunicou que está enviando um dos seus dois porta-helicópteros da classe Izumo para San Diego (EUA). O objetivo é certificar este tipo de embarcação para operações com caças Lockheed Martin F-35B Lightning II.
Em comunicado, a JMSDF disse que, entre os dias 05 de outubro e 18 de novembro, o Kaga (DDH 184) passará por testes e avaliações operacionais com aeronaves F-35B de decolagem curta e pouso vertical (STOVL).
Comissionado em março de 2017, o DDH Kaga é um dos dois porta-helicópteros da Classe Izumo operados pela JMSDF. O primeiro, Izumo (DDH 183) foi comissionado em março de 2015. Ambos passaram recentemente pela primeira (e principal) fase de modificações estruturais para operar os caças F-35B.
Em 24 de março de 2022, o DDH Kaga entrou no estaleiro Japan Marine United (JMU) na província de Hiroshima para a primeira etapa de conversão. Entre as modificações estavam reforço estrutural do convés, alteração no formato da seção de proa (de trapezoidal para retangular), iluminação, proteção do piso contra calor, instalação de cabine de comando, entre outras.
As modificações estão sendo realizadas de modo que coincidam com os cronogramas periódicos de revisão e atualização dos navios, realizados a cada cinco anos. A segunda e última etapa do DDH Kaga está prevista para ocorrer no final do ano fiscal de 2026, quando serão atualizados os compartimentos internos e as áreas de descanso da tripulação.
O Japão encomendou 42 caças navais F-35B STOVL que serão baseados em Nyutabaru. Eles reforçarão o flanco sul de defesa do país, o que inclui arquipélagos remotos como as Ilhas Senkaku/Diaoyu, controladas pelo Japão mas reivindicadas pela China.
@FFO