Mirage 2000-5 de Taiwan caiu no mar. Um supersônico Mirage 2000-5Ei da Força Aérea de Taiwan, ou Força Aérea da República da China (ROCAF) caiu no mar durante um voo de treinamento ontem a noite (10). O piloto, Capitão Hsieh Pei-hsun, ejetou com sucesso e foi resgatado por equipes de busca da Guarda Costeira de Taiwan.
De acordo com o Ministério da Defesa Nacional (MND), o caça monoposto matrícula 2047, decolou às 20h05 (horário local) da Base Aérea de Hsinchu, no noroeste de Taiwan. O Capitão Hsieh se ejetou da aeronave às 20h35, após o Dassault Mirage 2000-5Ei sofrer uma inesperada perda de potência.
Em coletiva para a imprensa, o Tenente General Wang Deyang, Comandante da ROKAF, disse que o Capitão Hsieh comunicou o Líder da sua Esquadrilha a sua pane, o qual o alertou sobre a altitude mínima de ejeção, que ocorreu a 1.000 pés e a cerca de 19 milhas da costa. O Capitão Hsieh tem 795 horas de voo no Mirage.
Uma operação de busca e salvamento foi iniciada imediatamente após a comunicação da queda do jato, disse o MND, acrescentando que o piloto foi localizado no mar às 22h20, a cerca de 8 milhas náuticas da costa de Waipu.
O ministro do Conselho de Assuntos Oceânicos, Kuan Bi-ling, publicou nas suas redes sociais que o piloto ejetou sobre o mar classificado de nível 3 à 4, onde as ondas estavam atingindo um metro de altura e temperatura da água de 30,4°C.
“Um navio de patrulha costeira da Guarda Costeira encontrou o piloto consciente. Ele foi enviado para para o Hospital Militar Nacional onde passou por avaliações de saúde”, disse o MND.
O Mirage 2000-5Ei ROKAF 2047 fazia parte da 2ª Ala Tática de Caça sediada na Base Aérea de Hsinchu. A Unidade possui três Esquadrões de Caça equipados com o Mirage 2000-5Ei (monoposto) e o 2000-5Di (biposto).
O Ministro da Defesa Nacional, Wellington Koo, ordenou uma investigação para identificar a causa do incidente o mais rápido possível.
@FFO