Dia histórico! Durante 50 minutos, o Major Aviador Cristiano de Oliveira Peres, piloto de provas da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou, nesta quinta-feira – 20 de agosto de 2020, na Suécia, o primeiro voo de um piloto brasileiro no novo caça F-39 Gripen E matrícula FAB 4100. A aeronave decolou do aeródromo da SAAB, em Linköping (ESSL), e sobrevoou o mar Báltico. A atividade faz parte da verificação das qualidades de voo e pilotagem da aeronave.
Para estar habilitado a voar o novo Gripen E, o piloto brasileiro está desde janeiro em Linköping, onde realiza intensos treinamentos que vão desde estudos teóricos no material técnico, até muitas horas de voo em simuladores.
O Major Cristiano explicou que foram horas de intensa preparação para a missão de hoje, e salientou estar ciente da grande importância deste voo na realização deste projeto para Força Aérea Brasileira.
“O Gripen E FAB 4100 ainda é um protótipo e demandou muito tempo de preparação para esse voo. Mas quando eu ouvi da torre de controle a autorização para o pouso, tive a certeza que todo o esforço valeu a pena. Foi para isso que eu decidi me tornar piloto de ensaio em voo. Agradeço à FAB por ter confiado a mim a missão de levar ao alto a nossa bandeira em céus suecos”, acrescentou.
Desde 2014, quando a FAB assinou o contrato para compra de 36 Gripen E/F, todo o trabalho de desenvolvimento e produção dos sistemas embarcados, equipamentos e suporte, estão sendo realizados em conjunto por profissionais brasileiros e suecos. Essa integração faz parte da transferência de tecnologia e visa a proporcionar o conhecimento necessário para a continuidade das atividades no Brasil.
O Major Cristiano faz parte do efetivo do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O IPEV presta serviços especializados na área de ensaios em voo, apoiando as pesquisa, o desenvolvimento e a certificação de produtos aeronáuticos além de formar pessoal especializado em ensaios de voo.