Operação Formosa 2024 reúne militares da China e EUA em Goiás. Pela primeira vez militares das Forças Armadas da China participarão da Operação Formosa 2024, exercício anual multinacional organizado pela Marinha do Brasil no Campo de Instrução de Formosa (CIF), em Goiás. Este ano o treinamento ocorre entre os dias 04 e 17/09 e reúne mais de 3.000 militares de oito países.
As manobras envolvem jatos de combate, helicópteros, carros de combate, veículos blindados e anfíbios, artilharia, além de lançadores de mísseis e foguetes reais utilizados no Campo de Instrução de Formosa, localizada 80 km de Brasília. Participam das missões tropas do Brasil, China e Estados Unidos. A Argentina, França, Itália, Paquistão e África do Sul enviaram observadores.
Em 2023 a China enviou apenas observadores, mas para a Operação deste ano participará com tropas em terra. “Na Operação Formosa 2024 temos pela primeira vez a participação de parcelas de tropa constituída de ambas nações amigas”, disse um comunicado da Marinha do Brasil, sobre a participação de militares chineses e norte-americanos, sem informar as quantidades enviadas por cada país.
De acordo com o jornal South China Morning Post, o Ministério da Defesa chinês destacou que o objetivo da participação no exercício é aprofundar a amizade e cooperação entre os militares, além de aumentar a capacidade de enfrentar riscos de segurança.
@FFO