EUA aprova venda de novo lote de mísseis AIM-9X Block II para Holanda. O governo dos Estados Unidos aprovou uma potencial venda de até 246 mísseis ar-ar de curto alcance Raytheon AIM-9X Block II Sidewinder para a Holanda. Anunciado na sexta-feira (06), o negócio está sendo realizado através do Programa de Vendas Estrangeiras (FMS) do governo dos EUA.
No comunicado da Agência de Cooperação de Segurança dos EUA (DSCA), o contrato de aproximadamente US$ 691 milhões envolve além dos 246 AIM-9X Block II (também designado AIM-9X-2), mísseis de treinamento, suporte técnico, treinamento de pessoal, peças de reposição e equipamentos relacionados.
“A venda proposta melhorará a capacidade da Holanda de enfrentar ameaças atuais e futuras e aumentará a interoperabilidade com os Estados Unidos e outros membros da OTAN. A Holanda não terá dificuldade em absorver essas armas em suas forças armadas”, disse a DSCA.
A Holanda já havia encomendado anteriormente uma centena de mísseis AIM-9X Block II para equipar os seus jatos de combate F-35A Lightning II, divididos em dois lotes de 72 e 28 unidades, respectivamente.
O AIM-9X Block II é a atual versão deste renomado míssil ar-ar de curto alcance, que incorpora um buscador infravermelho e datalink aprimorados, que permitem engajar alvos 360 graus; sistema de controle de vetorização de empuxo de dois eixos; novo design do detonador e da ogiva que reduzem arrasto e ampliam raio de ação; capacidade de lock-on-after-launch (LOAL) acionada por software; contramedidas aprimoradas (IRCCM); entre outras capacidades.
@FFO