Portugal transferiu os últimos helicópteros Kamov Ka-32 para a Ucrânia. O governo de Portugal transferiu recentemente para a Ucrânia os últimos dos seis helicópteros Kamov Ka-32 desativados pelo Ministério da Administração Interna (MAI). As aeronaves estavam há alguns anos armazenadas no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, no Alentejo.
Em 2007, o governo português adquiriu seis helicópteros KA-32A11BC para a estatal EMA (Empresa de Meios Aéreos), com objetivo de combate à incêndios florestais e transporte pesado com cargas externas. Em 2014 a EMA foi extinta e as aeronaves transferidas para a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
Desde 2015 os Ka-32 sofrem com pendências de manutenção, fato que se agravou com a pandemia em 2020 e, mais recentemente, se tornou aguda com as sanções internacionais impostas a empresas russas após a invasão da Ucrânia.
Em outubro de 2022, noticiamos que o Ministério de Defesa de Portugal (MDN) comunicou a intenção de transferir os seis Kamov Ka-32 para a Ucrânia. Desde o início daquele ano, todos os Ka-32 estavam sob a responsabilidade da Força Aérea Portuguesa (FAP).
O MDN repassou todos helicópteros Kamov “no atual estado de conservação em que se econtravam”. Ao que consta, uma aeronave estava fora de operação desde 2012, quando foi danificada em acidente, outras duas entraram em manutenção em 2015 e nunca mais voltara m à operação e as três restantes estavam fora de serviço desde 2018.
Como proposto – e aceito pela Ucrânia – todos KA-32A11BC portugueses foram transferidos, com a última unidade seguindo por via rodoviária no dia 06 de Setembro de 2024.
“Após um longo período de incertezas e negociações, o governo, através do MDN, em articulação com o Ministério da Administração Interna, coordenou o transporte dos helicópteros com as autoridades ucranianas, em particular com a Embaixada da Ucrânia em Lisboa e com o Ministério da Defesa ucraniano”, informou o MDN.
@FFO