Top Aces integra IRST nos seus caças F-16 AAF. A Top Aces, única operadora privada de F-16 no mundo, anunciou recentemente a integração de pods com sistemas de busca e rastreamento infravermelho (IRST) nos seus caças de treinamento agressor avançados (AAF). Isso ocorre poucos meses após a empresa integrar o IRST nos seus jatos A-4 Skyhawk.
O IRST instalado pela Top Aces nos seus F-16 AAF, consiste em um pod de arquitetura aberta OpenPod da Northrop Grumman, equipado com um sensor de SkyWard da Leonardo. Participaram do projeto de integração as empresas Coherent Technical Services Inc. (CTSi) e a Seger Aviation LLC.
“O sistema oferece um amplo volume de varredura para detecção precoce de alvos e engajamento além do alcance visual. Esta última adição permite que o piloto da Top Aces selecione e escravize um sensor avançado a outro, otimizando sua capacidade de desafiar táticas de 5ª geração em várias fases de engajamentos de treinamento de combate ar-ar”, informa a empresa.
Os supersônicos F-16 AAF da Top Aces estão em linha para atender a crescente demanda mundial pela replicação de adversário com avançados sensores de modernas ameaças para treinamento aéreo agressor (ADAIR) e controlador de terminal de ataque conjunto (JTAC).
“A tecnologia IRST é usada em aplicações militares e aeroespaciais para detectar, rastrear e identificar alvos medindo através da radiação infravermelha (IR), o que aumentará significativamente a experiência de treinamento para pilotos de caça de 5ª geração da USAF”, disse a empresa em comunicado.
Além desses novos sensores, os F-16 AAF da Top Aces já estavam equipados com sistema de arquitetura aberta AAMS (Advanced Aggressor Mission System), radar eletrônico de matriz de ativa (AESA), display montado no capacete e recursos Datalink-16, estando entre os mais avançados vetores de treinamento de combate aéreo.
“A USAF precisa de um treinamento adversário altamente capaz. Acreditamos firmemente que nossa plataforma F-16 AAF, combinada com nosso pessoal altamente experiente, oferece a solução mais realista e econômica para preparar a próxima geração de pilotos de combate”, afirmou Russ Quinn, presidente da Top Aces.
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