Embraer KC-390 Millennium é forte candidato para equipar a Força Aérea Indiana. A Força Aérea Indiana (IAF) está em meio ao processo de escolha de uma nova aeronave de transporte de médio porte (MTA) na faixa entre 18 e 30 toneladas para modernizar e ampliar a sua capacidade multimissão. A disputa está focada em três opções do mercado mundial, com fabricantes da América do Norte, América do Sul e Europa oferecendo seus produtos para uma proposta estimada entre 40 e 80 aeronaves.
O norte-americano Lockheed Martin C-130J Super Hércules , o brasileiro Embraer KC-390 Millennium e o europeu Airbus A-400M Atlas competem pelo valioso pedido que deverá envolver além das aeronaves a transferência de tecnologia e instalação de uma linha de produção no país, sob o projeto Make in India do governo.
O KC-390 Millennium surge como forte concorrente, e as recentes avaliações sugerem que o jato de transporte multimissão da Embraer pode oferecer uma vantagem de custo sobre os outros dois principais concorrentes. De acordo com uma reportagem do Indian Defense News (IDN), o valor unitário estimado de cada KC-390 está entre US$ 140 e US$ 160 milhões, o que o posiciona favoravelmente na licitação.
A IAF é uma antiga cliente dos produtos da Embraer, da qual já comprou ou aeronaves para o transporte de autoridades e de controle e alerta aéreo antecipado.
O KC-390 pode transportar até 26 toneladas de carga útil, superando as 20 toneladas do C-130J. Essa capacidade aprimorada é crucial para os requisitos operacionais para o transporte de cargas mais pesadas exigidas pela Força Aérea Indiana.
Outro aspecto significativo da proposta da Embraer inclui um amplo pacote de Transferência de Tecnologia (ToT) voltado para a fabricação local. Esta iniciativa não apenas apoia o esforço do governo indiano para autossuficiência na produção de equipamentos de defesa, mas também posiciona o país como um centro potencial para a produção dessas aeronaves na região.
“A Índia pode se tornar o centro para atender à demanda de MTA na região”, disse o CEO da Embraer, Bosco Da Costa Junior.
Além disso, a fabricante brasileira ofereceu opções de personalização para o Millennium para atender às necessidades específicas da IAF, o que pode fornecer uma vantagem competitiva no processo de licitação.
No início deste ano, a Embraer e a empresa indiana Mahindra firmaram um Memorando de Entendimento (MoU) para colaboração no processo licitatório envolvendo o KC-390. Esta parceria visa envolver a IAF e as indústrias aeroespaciais locais para desenvolver um plano de industrialização para o projeto.
A proposta da Embraer envolve desde a produção de peças Índia, a Manutenção Pesada (MRO) e a transferência de tecnologia para montagem final das aeronaves no país. De acordo com a reportagem do IDN, a proposta brasileira foi a mais ampla já oferecida ao governo indiano, entre os concorrentes.
@FFO