Piloto da USAF se aposentou com mais de 7.500 horas de voo no icônico jato de ataque Thunderbolt II. O Tenente-Coronel John “Karl” Marks recentemente se aposentou depois de 37 anos e mais de 7.500 horas de voo apenas no jato de ataque A-10 Thunderbolt II. Sem dúvidas, uma marca impressionante e um recorde que não poderá ser batido, por conta da desativação da frota de “Warthog” prevista para os próximos anos.
“Desde 23 de agosto, quando Marks se aposentou em uma cerimônia realizada no hangar de manutenção 5-Bay na Base Aérea de Whiteman, no Missouri, o seu nome entrou para a história como o piloto mais voado de A-10”, disse o comunicado da 442ª Ala de Caça da Reserva da Força Aérea, Unidade em que servia o Oficial.
Comissionado em 1987, Marks (26 anos) foi enviado para a Guerra do Golfo em 1991, onde sob a liderança do Capitão Eric “Fish” Salomonson (28 anos), ambos destruíram 23 tanques iraquianos em três surtidas realizadas no mesmo dia.
Os números de Marks:
“A capacidade de Marks em combate lhe rendeu a Distinguished Flying Cross, além de 18 Air Medals e 11 Aerial Achievement Medals, entre muitas outras citações e premiações”, disse o comunicado.
“Fico feliz que ele esteja do nosso lado. Eu não gostaria de lutar contra ele”, disse o Cel. Mike Leonas, Comandante do 442d FW.
Nas suas mais de 7.500 horas no A-10, quase um terço delas, ou 2.480, o Ten Cel Karl Marks desempenhou função de piloto-instrutor, sendo que 598 horas foram como piloto-avaliador, garantindo a qualificação em combate dos mais jovens para seguir para as linhas de frente.
Fonte: USAF
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