Diamond Aircraft entrega primeiro DA-62 MPP para o Exército Argentino. O primeiro Diamond DA-62 MPP adquirido pelo Exército Argentino pousou na tarde de ontem (05) no Aeroparque, em Buenos Aires. A aeronave completou um longo voo de translado de nove dias e 16 escalas desde Wiener Neustadt, na Áustria, onde fica a sede da fabricante Diamond Aircraft.
Ostentando pintura sem marcas militares e matrícula civil austríaca OE-UDA, a aeronave deixou Wiener Neustadt no dia 26/08. Daí em diante, o bimotor cruzou o Atlântico Norte, via Islândia e Groenlândia, entrando pela América do Norte pelo Canadá em 28/08. Passou por vários aeroportos nos EUA e Caribe, até entrar no Brasil por Belém (PA) na última terça-feira (03/09). Daí em diante pousou em Palmas (TO), Brasília (DF) e Curitiba (PR), última escala antes de chegar em Buenos Aires ontem (05/09).
De acordo com o Zona Militar, nos próximos dias a mais nova aeronave do Exército Argentino deverá comissionada pela Diretoria de Aviação do Exército em cerimônia oficial. Após isso, ele estará a disposição do Batalhão de Aviação de Apoio de Combate 601, baseado no Campo de Mayo, na província de Buenos Aires.
No final de 2022, noticiamos que o Exército Argentino estava negociando até cinco bimotores Diamond DA62MPP Guardian. Inicialmente foi liberado orçamento para a aquisição de apenas uma aeronave.
O DA62 MPP Guardian é uma plataforma especial equipada com sensores multifuncionais para missões de vigilância e reconhecimento (ISR). De acordo com o fabricante, os kits de podem ser montados em pontos rígidos e pods localizados no nariz e na parte inferior da fuselagem, bem como nos compartimentos de bagagens.
@FFO