USAF cria nova Ala de Comando de Controle em Offutt AFB. A USAF informou que irá ativar uma nova Ala Aérea na Base Aérea de Offutt, no Nebraska. A 95ª Ala (95th Wing) será subordinada ao Comando de Ataque Global (AFGSC) e é parte dos esforços de reorganização da USAF sob o programa “Great Power Competition“.
“Esta decisão representa o ápice de anos de trabalho da Força Aérea e dos comitês de defesa do Congresso para garantir que os Estados Unidos estejam totalmente preparados para dissuadir e derrotar qualquer adversário que ameace nossa segurança nacional”, disse o deputado Don Bacon, um General da USAF aposentado, que já comandou a 55ª Ala de Offutt.
A 95ª Ala colocará unidades de Comando e Controle da USAF, Guarda Aérea Nacional e da Reserva da Força Aérea, sob o guarda-chuva de uma uma única Ala, o que fornecerá melhor gerenciamento para os recursos de Comando e Controle estratégico da Força.
As unidades que ficarão subordinadas à 95th Wing são o 595º Grupo de Comando e Controle (595th CACG) de Offutt, o 253th CACG da Guarda Aérea Nacional de Wyoming, baseada em Cheyenne e o 610º Esquadrão de Comando e Controle da Reserva da Força Aérea, baseado em Davis-Monthan, no Arizona.
O 595th CACG é responsável por garantir Comando, Controle e Comunicações Nucleares (NC3) para que altos funcionários do governo comandem forças convencionais durante uma crise. Atualmente a 595th opera uma frota de quatro Boeing E-4B NAOC (National Airborne Operations Center), também conhecidos como o “aviões do juízo final”. Essas aeronaves serão substituídas por novos vetores baseados em Boeing 747-48 recentemente adquirirdas e enviadas para conversão (saiba mais aqui).
O 610º CACS é responsável pelo treinamento de Comando e Controle (C2) para várias Unidades de combate, enquanto o 253º CACG realiza missões de suporte C2 para Unidades do Comando Norte dos EUA.
Segundo o comunicado da USAF, a consolidação da 05th Wing em Offutt AFB fornecerá uma visão empresarial de amplas capacidades de Comando e Controle, além de melhorar a capacidade de defesa do país. A previsão é que a 95th Wing esteja totalmente operacional até 2027.
@FFO