IMAGENS: Embraer entregou primeiro KC-390 para Hungria. O primeiro KC-390 Millennium da Força Aérea da Hungria (HUNAF) pousou nesta quinta-feira (05) na Base Aérea de Kecskemét, localizada a cerca de 80 km a sudeste da capital Budapeste, completando o voo de entrega desde o Brasil.
Com algumas marcas militares húngaras cobertas por adesivos, o KC-390 (futuro HUAF 610) realizou o voo de translado com sua matrícula provisória brasileira PT-ZHP, indicando que não foi oficialmente entregue para o governo da Hungria.
A aeronave deixou o aeródromo da Embraer em Gavião Peixoto (GPX), interior de São Paulo, na noite de terça-feira (03), com destino a Las Palmas (LPA), nas Ilhas Canárias, Espanha, com uma escala técnica para reabastecimento em Recife (REC), Pernambuco. Decolou na madrugada de hoje (horário local) para a última etapa do voo até a Base Aérea de Kecskemét (QHK), onde foi recebido por dois F-39 Gripen da Força Aérea Húngara e o tradicional water salut dos bombeiros locais.
O governo realizará nos próximos dias uma cerimônia oficial para o o comissionamento do primeiro KC-390 pela HUAF. A aeronave é esperada com grande expectativa pelas autoridades, pois com ele a Força Aérea retoma sua capacidade de transporte aéreo tático e logístico, perdido há alguns anos desde a desativação dos seus antigos Antonovs An-26.
Em novembro de 2020, a Hungria assinou um contrato com a Embraer para a aquisição de duas aeronaves de transporte multimissão KC-390 Millennium. Eles serão os primeiros do mundo com a opção de configuração UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A primeira aeronave – futuro HUNAF 610 – realizou o seu voo inaugural em 08 de fevereiro deste ano.
Atualmente o Embraer KC-390 tem pedidos do Brasil (19 aeronaves), Portugal (05), Hungria (02), Holanda (05), Áustria (04), República Tcheca (02) e Coreia do Sul (03). A Embraer trabalha e prospecta outros clientes pelo mundo, além do manter estudos com empresas da Arábia Saudita para uma possível abertura de uma linha de produção do Millennium no Oriente Médio.
@FFO