Militares do Exército Brasileiro concluem cursos de paraquedismo avançado no US Army. Ao longo deste ano, militares do Exército Brasileiro (EB) concluíram os cursos Básico Paraquedista (Basic Airborne Course), Mestre de Salto (Jumpmaster Course) e Preparo de Paraquedas (Parachute Rigger Course) na Airborne e na Rigger School, do Exército dos Estados Unidos (US Army). Os cursos preparam os militares para liderar operações aeroterrestres e empregar o paraquedas em diversas situações, como a infiltração de combate. Concluíram os cursos os capitães Moyses da Silva De Paula e Vinícius Pacheco, e os segundo-sargentos Herbert Ferreira Conceição e Lucas de Moura Araújo.
O Basic Airborne Course tem a duração de três semanas, divididas em três fases: Semana de Solo, que ensina técnicas essenciais para a saída da aeronave e aterrissagem segura; Semana de Torre, que desenvolve os reflexos necessários para executar procedimentos aeroterrestres com segurança; e Semana de Salto, quando os conhecimentos adquiridos são aplicados na prática, com a realização de cinco saltos semiautomáticos de aeronaves C-130 Hércules e C-17 Globemaster. Essa última fase visa desenvolver a liderança, a autoconfiança e o espírito agressivo. Junto dos norte-americanos que concluíram o curso havia militares de Bangladesh, Líbano, México e Brasil.
Em nível mais avançado, o Jumpmaster Course habilita os alunos a cumprir missões de especialistas paraquedistas. Durante as três semanas de curso, os alunos recebem instruções sobre material aeroterrestre individual e coletivo, aeronaves utilizadas pela tropa paraquedista, além dos deveres do Mestre de Salto no treinamento, preparação e condução de atividades aeroterrestres. Os alunos são submetidos a rigorosas avaliações teóricas e práticas, devendo alcançar uma média superior a 70% em testes de nomenclatura, briefing pré-salto, testes escritos, inspeção de pessoal, trabalhos práticos na aeronave e procedimentos de segurança. Apenas 29 dos 51 alunos inscritos obtiveram êxito no Jumpmaster Course, entre eles, os dois representantes brasileiros.
Já o Parachute Rigger Course desenvolve técnicas de preparação de cargas médias e pesadas, dobragem de paraquedas de cargas e emprego de equipamentos utilizados no lançamento aéreo de suprimento. Ao longo de cinco semanas, o curso aborda questões técnicas e operacionais do lançamento aéreo de cargas com precisão. Cerca de 50 alunos concluíram o curso, entre eles o Capitão Vinícius Pacheco e o Sargento Herbert, do Exército Brasileiro.
O Capitão Vinícius Pacheco explicou como os conhecimentos adquiridos na US Army Rigger School contribuirão para as missões da Brigada de Infantaria Paraquedista. “Ter contato com técnicas avançadas na atividade paraquedista e, principalmente, no lançamento aéreo de suprimento, contribuiu de forma marcante para aprimorarmos ainda mais o nosso trabalho no Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar em ações de natureza humanitária, a exemplo da Operação Catrimani II, em apoio aos povos indígenas no norte do país, e da Operação Taquari II, em apoio às populações atingidas pelas enchentes no Sul.”
A participação dos militares brasileiros em cursos paraquedistas nos Estados Unidos é parte de um esforço maior de cooperação internacional e desenvolvimento profissional contínuo dentro das Forças Armadas. O intercâmbio reforça a importância de preparar líderes militares para operar em ambientes complexos e ambíguos, promovendo a segurança global e a colaboração entre as nações aliadas. Além de manter um padrão de excelência militar, o intercâmbio em cursos internacionais fortalece as relações bilaterais entre nações amigas.
Fonte: EB
@FFO