DECEA promove curso de Gerenciamento de Órgãos de Controle de Operações Aéreas Militares. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou, no período de 29/07 a 30/08, o curso de Gerenciamento de Órgãos de Controle de Operações Aéreas Militares (OCOAM). O treinamento foi realizado no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).
“O Curso proporciona ao aluno o conhecimento teórico e prático simulado para capacitá-lo à função de Chefe Controlador e de Ajudante de Chefe Controlador para atuar nas unidades subordinadas ao DECEA e ao COMAE”, destacou o Chefe da Seção de Simulação de Operações Militares do ICEA, Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Rossi Anderson Nogueira.
Os alunos receberam instruções sobre os fundamentos e conceitos relacionados à gerência de um controlador de operações aéreas militares. Participaram também de atividades teóricas e práticas previstas para as funções operacionais de acordo com as técnicas de ensino baseadas em exercícios simulados, proporcionando uma interação similar à atividade operacional que acontece durante o processo de gerenciamento de um Órgão de Controle de Operações Aéreas Militares.
Durante a fase prática simulada, especialistas em comunicações dos cursos de Operador de Disponibilidade de Meios e de Equipe de Ligação de Antiaérea das unidades de defesa antiaérea da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira participaram do curso de Gerenciamento de Órgãos de Controle de Operações Militares.
“A sinergia demonstrada durante a prática integrada entre os três cursos contribui para aperfeiçoar o gerenciamento das ações de defesa aérea e antiaérea em diversos cenários construídos no simulador”, afirmou o Tenente Rossi.
“Tendo atuado como piloto de defesa aérea com as aeronaves A-29 e F-5M por mais de 10 anos, participar do curso de gerenciamento de OCOAM foi uma experiência muito enriquecedora, pois tive a oportunidade de aprimorar meus conhecimentos sobre o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro e compreender com mais profundidade como ele se conecta ao Sistema de Defesa Aeroespacial sob a ótica do chefe controlador de um Centro de Operações Militares”, pontuou o Capitão Aviador Luca Pedrozo de Lima, um dos participantes do curso.
O Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Reinaldo Francisco da Silva Júnior destacou a importância da capacitação para sua carreira militar. “Um curso extremamente complexo, do qual emergimos melhores do quando ingressamos e com uma visão extremamente apurada da defesa aeroespacial do nosso País.”
Fonte: FAB/DECEA
@FFO