Taiwan recebeu novos mísseis antirradiação AGM-88B HARM. Alguns F-16 Fighting Falcon da Força Aérea de Taiwan, ou Força Aérea da República da China (ROCAF), recentemente foram vistos transportando novos mísseis antirradiação AGM-88B HARM (High-Speed Anti-Radiation Missiles).
Spotters fotografaram no início do mês passado, na Base Aérea de Chiay, os F-16A/B Bloco 72V armados com mísseis de treinamento AGM-88B HARM. Os jatos pertencem ao 23º Grupo Tático de Caça (23rd TFG), unidade subordinada à 4ª Ala Tática de Caça Tático.
Conforme noticiamos em março de 2023, o governo dos EUA aprovou a venda de 100 mísseis AGM-88B HARM para Taiwan, incluindo 23 unidades das variantes inertes usadas em voos de treinamento. Essas fotografias comprovam que a ROCAF recebeu o primeiro lote da versão atualizada do armamento.
Em 2017, Taiwan encomendou a primeira versão do AGM-88B, um míssil antirradiação ar-superfície projetado para ser usado contra sistemas de radar em missões de supressão de defesa aérea (SEAD). O lote recentemente recebido é a versão mais atual e utilizada pelas forças armadas dos EUA.
O AGM-88B recebido por Taiwan tem atualizações no sistema orientação de voo e posicionamento geográfico, com novos equipamentos de controle de voo, navegação por GPS e unidade digital inercial. Com isso, os sensores embarcados integram informações de navegação e de rastreamento passivo dos sinais de radares inimigos, melhorando sobremaneira sua precisão.
@FFO