EUA apreende jato presidencial de Nicolás Maduro. O jato executivo utilizado pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi apreendido por agentes do governo americano hoje (02/09), no Aeroporto Internacional Presidente Doctor Joaquín Balaguer, em Santo Domingo, na República Dominicana.
Segundo informações, o Dassault Falcon 900, matriculado 7T-ESPRT, estava há cerca de um mês em Santo Domingo, onde passava por manutenção programada. A aeronave era utilizada por Maduro em seus deslocamentos regionais e internacionais.
A apreensão do jato, estimado em aproximadamente US$ 10 milhões, foi determinada pelos Estados Unidos por considerar que sua aquisição pelo governo de Nicolas Maduro viola as sanções internacionais impostas ao ditador.
Diversas agências federais americanas estiveram envolvidas nas investigações que culminaram na apreensão desta segunda-feira, quando agentes do Departamento de Segurança Interna (HSI) dos EUA tomaram o jato. Autoridades da República Dominicana colaboraram com a ação, tendo inclusive notificado o governo venezuelano da apreensão, informou a CNN.
Na manhã de hoje, pilotos americanos contratados pelo HSI levaram o Falcon 900 de Santo Domingo para o Aeroporto de Fort Lauderdale, situado nos arredores de Miami, EUA.
A situação na Venezuela tem tido implicações na política interna dos EUA, uma vez que milhões de pessoas fogem do país sul-americano, muitas das quais optaram por emigrar para a fronteira entre os EUA e o México. O fato foi agravado após a controversa reeleição de Maduro em 28 de julho passado.
@FFO