Presidente Zelensky troca Comandante da Força Aérea Ucraniana. O presidente, Volodymyr Zelensky, trocou o Comandante da Força Aérea Ucraniana poucos dias após a perda de um F-16AM Fightning Falcon e a morte do seu piloto.
“Decidi substituir o Comandante da Força Aérea da Ucrânia”, disse ele Zelensky em sua conta no Telegram , referindo-se ao Tenente-General Mykola Oleschuk. “Sou infinitamente grato a todos os nossos pilotos militares, engenheiros, soldados de grupos de combate e de defesa aérea. A todos que realmente lutam pela Ucrânia. É necessário também que devemos nos fortalecer e proteger as pessoas. Proteger o nosso pessoal. Cuidar de todos os nossos soldados.”
O Tenente-General Anatoliy Kryvonozhko, que ocupava o cargo de Chefe do Centro de Comando da Força Aérea, assumiu interinamente o Comando da UAF, de acordo com o jornal ucraniano Ukrinform.
O Tenente Coronel Oleksiy Mes (30 anos), indicativo de chamada “Moonfish”, morreu na queda do seu jato na última quinta-feira (29/04). Em nota, o Comando da UAF disse que o Ten cel Oleksiy Mes “destruiu três mísseis de cruzeiro e um drone de ataque durante missão de defesa aérea contra um enorme ataque russo com mísseis”, acrescentando que o piloto “salvou os ucranianos dos mortíferos mísseis russos, com a sua própria vida”. Mes foi condecorado postumamente com o posto de Coronel da UAF.
A perda de um dos poucos F-16 recebidos pela Ucrânia até agora e a morte de um jovem piloto qualificado para pilotá-los, atingiu duramente a nação e gerou controvérsia sobre o real motivo do ocorrido, que poderia estar sendo acobertada pelas autoridades.
“É claro que descobriremos as causas deste desastre”, disse Oleschuk no Telegram no dia seguinte a queda do jato. “Ninguém escondeu nada e não está escondendo! Toda a alta cúpula recebeu imediatamente um relatório preliminar sobre o desastre. Parceiros dos EUA, já se juntaram à investigação.”
Embora Zelensky não tenha informado detalhes sobre o motivo da destituição de Oleschuk, comenta-se que ele não teria gostado da declaração do agora ex-Comandante para um parlamentar, onde citou como causa da perda do caça “fogo amigo”.
“De acordo com minhas informações, o F-16 do piloto ucraniano Oleksiy ‘Moonfish’ Mes foi abatido por uma bateria de mísseis antiaéreos Patriot, devido à falta de coordenação entre as unidades”, disse Mariana Bezuhla, vice-chefe do Comitê de Segurança Nacional, Defesa e Inteligência da Verkhovna Rada, no Telegram na quinta-feira.
Além de não apresentar provas, Bezuhla também levantou questões sobre como as informações sobre o acidente foram analisadas, sugerindo que a UAF tentou esconder a verdadeira natureza do acidente. As autoridades ucranianas só confirmaram a morte de Mes, depois que a mídia internacional começou a divulgar o fato.
“A Força Aérea tentou manter silêncio e esconder informações sobre este caso até que elas aparecessem em fontes estrangeiras”, reclamou Bezuhla. “Isso indica uma falta de conclusões adequadas e uma investigação objetiva.”
O conhecido jornalista ucraniano Illia Ponomarenko, disse que “uma ampla investigação sobre a morte do Coronel Oleksiy ‘Moonfish’ Mes é necessária, e o comando da Força Aérea prometeu fazer isso. Estamos esperando por respostas adequadas sobre o que aconteceu e por quê.”
@FFO