Typhoons da Luftwaffe acionados em Alpha scramble OTAN no Mar Báltico. Na semana passada, caças alemães Eurofighter Typhoon da Luftwaffe (GAF), destacados pela OTAN em Lielvarde, na Letônia, foram acionados três vezes em missões QRA Alpha scramble (alerta de defesa aérea real), para interceptar e identificar alvos desconhecidos voando em espaço aéreo internacional na região do Mar Báltico.
Nas três missões QRA Alpha scramble ativadas pelo Centro de Vigilância e Monitoração da OTAN em Uedem, Alemanha, os “alvos” eram aeronaves de inteligência eletrônica Ilyushin Il-20M (codinome OTAN “Coot”) das Forças Aeroespaciais da Federação Russa (RF VKS).
De acordo com as postagens da Luftwaffe nas suas redes sociais, nos dias 26 e 31, os alvos foram dois Il-20M “Coot-A”, a versão de inteligência e monitoração de sinais (SIGINT), enquanto no dia 27 foi a vez de um “Coot-C”, modificado para coleta e inteligência eletrônica (ELINT).
Derivado do quadrimotor soviético de passageiros Ilyushin IL-18, a Rússia mantém em torno de dez Il-20M Coot operando em Esquadrões da sua Força Aérea e Aviação Naval. Esses vetores de guerra eletrônica (EW) frequentemente são motivos de acionamentos QRA da OTAN, pois operam próximos ao espaço aéreo Aliado sempre com seus equipamentos transponder desligados, o que gera insegurança para os tráfegos civis que cruzam a região, principalmente no Mar Báltico.
@FFO