Sérvia encomenda 12 caças franceses Dassault Rafale. O Ministro da Defesa da República da Sérvia, Bratislav Gašić, e o Diretor Geral da Dassault Aviation, Eric Trappier, recentemente firmaram um contrato envolvendo a aquisição de doze novos caças Dassault Rafale para modernizar a Força Aérea da Sérvia.
O documento foi assinado durante uma cerimônia oficial realizada em Belgrado, na última quinta-feira (29), e que contou com a presença do Presidente da República da Sérvia, Aleksandar Vučić, e do Presidente da França, Emmanuel Macron.
Avaliado em € 2,7 bilhões, o contrato envolve além de doze novos Rafale F4 (nove “C” monoplaces e três “B” biplaces), suporte técnico, treinamento, logística e peças de reposição. De acordo com Eric Trappier, os primeiros Rafales serão entregues à Sérvia em 2028, com a aeronave final prevista para ser entregue em 2030.
Com isso, a Sérvia se torna o oitavo cliente internacional do Dassault Rafale e o terceiro na Europa, ao lado da Grécia, Croácia e, claro, a França. Os novos Rafale F4 substituirão os 14 antigos jatos de origem soviética MiG-29SM+ e MiG-29UB atualmente em operação no 101º Esquadrão de Aviação de Caça, sediado na Base Aérea de Batajnica.
@FFO