CGNA celebra 17 anos. O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), celebra neste sábado (31/08) seu 17º aniversário.
O trabalho do CGNA visa à harmonização do gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo e das demais atividades relacionadas à navegação aérea, proporcionando a gestão operacional das ações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e a efetiva supervisão de todos os serviços prestados.
Atuando estrategicamente na fase de planejamento dos voos regulares e taticamente durante as operações diárias, a unidade busca minimizar impactos decorrentes da flutuação do equilíbrio entre capacidade e demanda, a fim de garantir a segurança das operações, a regularidade e a pontualidade dos voos.
Assim, executa ações de gerenciamento de tráfego aéreo e de infraestrutura relacionada, visando à qualidade dos serviços prestados no âmbito do controle do espaço aéreo, em tempo real e a partir das intenções de voo.
O Centro é responsável também pela coordenação da distribuição dos órgãos para transplante no Brasil, por meio de transporte aéreo. Conta com uma posição da Central Nacional de Transplantes em seu Salão Operacional, 24 horas por dia, para gerenciar a logística de distribuição.
O CGNA tem implementado diversas ações junto à Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), além da parceria com o Instituto de Cartografia Aeronáutica, o Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro e os órgãos operacionais regionais do SISCEAB, no apoio à implementação de melhorias em rotas aéreas, a exemplo das “Rotas Diretas” nas Regiões de Informação de Voo de Brasília e Curitiba, procedimentos de navegação e melhorias nos aeroportos.
A atuação do CGNA, nos últimos dez anos, é marcada por grande êxito na participação de grandes eventos no Brasil. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), em 2012, a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, a Copa do Mundo, em 2014, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em 2016, e a Copa América, em 2019, possibilitaram que a Força Aérea Brasileira (FAB) desenvolvesse uma doutrina de Comando e Controle de excelência, colocando-se como referência no cenário internacional.
Durante a Reunião de Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, em novembro deste ano, serão também realizadas ações de gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo e defesa aérea com a ativação da Sala Master de Comando e Controle.
“Somos uma Organização que se destaca por sua complexidade e dinamismo, que demonstra um compromisso inabalável com o profissionalismo e a dedicação necessários para cumprir nossas responsabilidades”, destaca o Comandante do CGNA, Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues.
Parabéns ao CGNA pela trajetória de grandes conquistas e avanços alcançados com o empenho e comprometimento de seu efetivo.
Fonte: FAB
@FFO