Emirados Árabes Unidos pode suspender compra de caças Rafale após prisão do dono do Telegram na França. Em uma reviravolta inesperada, o governo dos Emirados Árabes Unidos (EAU) teria suspenso a compra de 80 caças franceses Dassault Rafale, em um contrato de aproximadamente US$ 80 bilhões. O motivo seria a recente prisão do CEO do Telegram, Pavel Durov, efetuada pela França.
Descendente de russos, Durov, que tem cidadania francesa, de São Cristóvão e Nevis e dos Emirados Árabes Unidos, foi detido no sábado (24/08) ao desembarcar na França no último final de semana. A ação seria parte de uma investigação que aponta falhas de segurança na sua plataforma de mensagens Telegram, acusada de atividades ilegais, incluindo tráfico de drogas e pornografia infantil.
A prisão ocorreu quando o jato de Durov teria pousado no Aeroporto de Le Bourget, nos arredores de Paris, para uma escala técnica de reabastecimento. Boatos não confirmados são que Durov teria sido “atraído para a França”, sob o pretexto de uma suposta reunião com o presidente Macron.
A reação dos EAU à prisão de Durov foi rápida, o que elevou a tensão diplomática com a França, deixando preocupações quanto ao futuro da cooperação militar e comercial entre os dois países, incluindo o recente acordo envolvendo os caças da Dassault.
O Ministério das Relações Exteriores dos EAU emitiu uma declaração, enfatizando que está acompanhando de perto o caso de Durov, solicitando ao governo francês que forneça a ele “todos os serviços consulares de urgência”.
Até ontem, Durov não havia sido formalmente acusado pela justiça francesa, e as informações são que ele poderá permanecer sob custódia esta quarta-feira (28), quando um juiz decidirá seu destino.
@FFO