USAF recebeu o primeiro EA-37B Compass Call. O 55º Grupo de Combate Eletrônico (55th ECG) recebeu o primeiro EA-37B Compass Call, mais nova aeronave de Guerra Eletrônica (EW) da USAF. O jato foi entregue em 23/08 na Base Aérea de Davis-Monthan, no Arizona, e será operada pelo 43º Esquadrão de Combate Eletrônico (43rd ECS), subordinado ao 55th ECG).
Matriculado 19-5591 e batizado como “Gen Ken wlsbach” (Chefe do Comando de Combate Aéreo da USAF), o EA-37B Compass Call é baseado na plataforma do jato executivo civil Gulfstream G550 altamente modificada pelas empresas L3 Harris e BAE Systems. Esta primeira aeronave será utilizada no treinamento das tripulações do 55th ECG.
Sediado na Davis-Monthan AFB, o 55th ECG é subordinado à 55ª Ala Aérea (55th AW), sediada na Base Aérea de Offutt AFB, no Nebraska. É a única unidade da USAF a operar aeronaves Compass Call em missões de contingência global.
Dez novos EA-37B substituirão 14 envelhecidos EC-130H operados pelo 55th ECG, dentro os quais nove já foram aposentados e armazenados na área conhecida como “boneyard” (cemitério) pertencente ao 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial (309th AMARG), na Davis-Monthan AFB, no deserto do Arizona.
O Compass Call tem como função principal interromper as comunicações de Comando e Controle, sinais de radares e sistemas de navegação do inimigo, dificultando significativamente a coordenação do adversário como parte da missão de Contra-Comando, Controle, Computadores, Comunicações, Cyber, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (Counter-C5ISRT). Essa interrupção do gerenciamento do espaço de batalha inimigo e a supressão das defesas aéreas são cruciais nas operações modernas para aumentar as taxas de sucesso da missão.
Como a única plataforma de interferência eletromagnética de longo alcance e espectro total do Departamento de Defesa, o Compass Call desempenha um papel fundamental na estratégia de Supressão da Defesa Aérea Inimiga (SEAD) dos EUA, juntamente com o EA-18G Growler e o F-16CM Block 50/52 Fighting Falcon. Atualizações futuras aumentarão as capacidades de combate ao C5ISRT, incorporando rádios definidos por software (SDR) e uma arquitetura aberta para se adaptar rapidamente a ameaças emergentes.
A transição do EC-130H para o EA-37B também trará uma economia significativa da missão Compass Call. O EA-37B tem em média metade dos custos operacionais do EC-130H, voando mais alto, com maior velocidade, alcance e tempo de missão. Além disso, a plataforma será otimizada para operações em ambientes contentados (A2/AD – Anti-Access, Area-Denial) e pode ser facilmente atualizada graças à Modular Open Systems Architecture.
Até o final deste ano, o 55th ECG deverá receber um segundo EA-37B Compass Call na Base Aérea Davis-Monthan para aumentar a capacidade de treinamento.
@FFO