Saab ativou sua plataforma Aerobahn no Aeroporto Internacional de Nashville. Após ser selecionada pela agência federal de aviação dos Estados Unidos (FAA – Federal Aviation Administration), em menos de 90 dias a Saab ativou sua plataforma Aerobahn Runway Safety Service (ARSS) no Aeroporto Internacional de Nashville, no Tennessee. A ferramenta auxilia os controladores de tráfego aéreo no gerenciamento das operações em solo, sob o programa Surface Awareness Initiative (SAI) da FAA.
A Saab tem sido parceira da FAA por quase três décadas, fornecendo importantes soluções de segurança na movimentação em solo em diversos aeroportos americanos. Em 35 aeroportos a Saab atua com o programa Airport Surface Detection Equipment, Model X (ASDE-X) e em outros nove com o Airport Surface Surveillance Capability (ASSC). Esses programas têm sido fundamentais para manter o histórico excepcional de segurança da FAA.
Os sistemas de vigilância de superfície aumentam a segurança operacional de pista, exibindo em tempo real para os controladores de tráfego aéreo a posição, movimento e localização relativa das aeronaves e veículos na superfície. Além disso, fornecem alertas de segurança sonoros e visuais em casos de iminência de colisões na pista. Estes serviços são cruciais para operações onde a consciência situacional dos controladores de tráfego aéreo pode ser comprometida por diversos fatores como visibilidade, volume de tráfego e layout do aeroporto.
O Programa SAI da FAA tem comprovado como as modernas tecnologias de vigilância com ótima relação custo-benefício podem ajudar a melhorar a segurança em aeroportos onde as restrições orçamentárias dificultaram historicamente a instalação das plataformas de vigilância tradicionais, apoiadas por Radares de Superfície (SMR).
No que diz respeito à gestão eficiente de superfície e operações CDM (Collaborative Decision Making), desde seu lançamento em 2003, a plataforma Aerobahn da Saab foi adotada por mais de 30 aeroportos em todo o mundo, desde de hubs com grande movimento como Atlanta, Chicago e Hong Kong, até pequenos aeroportos regionais como Yampa Valley (EUA).
Reconhecidamente uma plataforma de otimização de gestão de superfície altamente respeitada no mercado, a Aerobahn é absolutamente compatível com o Plano Global de Navegação Aérea (GANP) da ICAO – Módulo SURF B0/2, que propõe que os operadores aeroportuários tenham acesso a dados de vigilância de superfície, em tempo real, como o elemento-chave para fins de consciência situacional comum nas operações de superfície.
A recente implantação da Aerobahn em Nashville, representa uma quebra de paradigma para todos os aeroportos que buscam o aumento da segurança em suas operações de controle de tráfego aéreo, sem a necessidade dos altos investimentos associados à instalação e manutenção dos Radares de Superfície (SMR) e/ou das tradicionais plataformas Advanced Surface Movement, Guidance and Control System (A-SMGCS).
Com posicionamento único no mercado, a Saab oferece a prestadores de serviços de navegação aérea, operadores aeroportuários, companhias aéreas e empresas de serviços aeroportuários em solo, uma plataforma única – multiusuário e multimissão, alimentada exclusivamente por sensores cooperativos (MLAT/ADS-B). A ferramenta é capaz de atender a necessidades de gestão eficiente de superfície, bem como detecção e alerta automatizados de conflitos iminentes de segurança, com baixos custo em comparação aos sistemas tradicionais de proteção de pista.
Fonte: Saab
@FFO