Vietnã concluiu voos de aceitação dos primeiros AERO L-39NG. Técnicos da AERO Vodochody e Oficiais da Força Aérea Popular do Vietnã (VPAF) concluíram com sucesso os voos “SAT” de aceitação do primeiro lote de seis jatos de treinamento avançado e ataque leve L-39NG. O Vietnã é o cliente de lançamento internacional do novo AERO L-39NG (Next Generation).
Os voos SAT foram comandados por pilotos da fábrica, sob acompanhamento de diversos especialistas. A AERO Vodochody divide a entrega das suas aeronaves em duas etapas. A primeira, FAT (Factory Acceptance Test), são checados todos os itens especificados pelo cliente e a segunda, SAT (Site Acceptance Test), o avião é testado em voo para a aceitação final do cliente.
Em 2021, o Vietnã assinou um contrato com a AERO Vodochoy envolvendo a aquisição de doze novos L-39NG. O acordo envolve o treinamento dos pilotos e técnicos, o fornecimento de peças de reposição, equipamentos de apoio e suporte logístico. Além disso, será instalado no país um sistemas de treinamento para a VPAF formar seus próprios pilotos.
Lançado em 2018, o L-39NG é a mais recente versão do consagrado jato subsônico de treinamento e ataque L-39C Albatross. Atualizado e aprimorado, o L-39NG é equipado com novo motor Williams International FJ44-4M, que lhe confere uma velocidade máxima de 420 nós, teto de serviço de 38 mil pés, alcance de 1.400 milhas ou quatro horas e meia de autonomia. Na configuração de ataque leve possui cinco hardpoints para transportar uma variedade de mísseis ar-ar e ar-superfície, outros armamentos e sensores.
Como dito anteriormente, o Vietnã é o cliente de lançamento internacional do L-39NG. Atualmente, a VPAF possui uma frota de aproximadamente 30 envelhecidos L-39C Albatros, reunidos no 910º Regimento Aéreo de Treinamento da Base Aérea de Dong Tac.
@FFO