Supersônico Boom XB-1 realiza segundo voo com sucesso. Cerca de cinco meses após o seu voo inaugural, o protótipo do supersônico Boom XB-1 realizou com sucesso ontem (26/08), o segundo voo de testes a partir do Mojave Air & Space Port, na Califórnia. Com isso, o programa XB-1 continua progredindo rumo ao voo primeiro supersônico, esperado para o final deste ano. A aeronave é uma avançada plataforma de testes da Boom, que serve para estudos e desenvolvimento do Overture, seu futuro supersônico de transporte comercial.
O XB-1 voou por aproximadamente 15 minutos, atingiu uma altitude de 10.400 pés e velocidade máxima de 232 nós. No voo, o XB-1 teve pela primeira vez os trens de pouso recolhidos e estendidos com sucesso. Também foi testado um novo sistema digital de estabilidade (roll damper), desenvolvido para melhorar a qualidade do controle de voo baseada nos dados obtidos no voo inaugural. Além disso, a asa direita do XB-1 recebeu dispositivos “tuft” para que os engenheiros possam analisar o fluxo de ar e verificar suas características aerodinâmicas.
Este foi o primeiro voo do piloto de testes chefe da Boom, Tristan “Geppetto” Brandenburg , que no voo inaugural de março, voou comandou o “avião paquera” T-38 Talon. Brandenburg é o piloto que estará nos controles do XB-1 pelo restante do programa de testes, incluindo seu primeiro voo supersônico.
Progredindo em direção ao voo supersônico
A partir de agora, o XB-1 a equipe da Boom começará a expandir sistematicamente o envelope de voo para confirmar seu desempenho e qualidades acima de Mach 1. Isso inclui verificações em voo de todos os sistemas, bem como vários pontos de teste demonstrando limites de margem segura para “flutter” (vibração). Estão previstos pelo menos 10 voos antes do XB-1 romper a barreira supersônica.
Poucas semanas após o voo inaugural do XB-1, a Boom garantiu junto à Federal Aviation Administration (FAA) a Autorização Especial de Voo (SFA) para Exceder Mach 1. Os voos continuarão a ser realizados no complexo R-2508 e as operações supersônicas ocorrerão no Corredor Supersônico Black Mountain e em uma parte do Corredor Supersônico Bell X-1 dentro do espaço aéreo restrito R-2515.
Retornando as viagens supersônicas comerciais
Como dissemos anteriormente, o XB-1 fornece a base para o design e desenvolvimento do Overture, futuro avião supersônico da Boom. O protótipo alavanca tecnologias de ponta para permitir um voo supersônico eficiente, incluindo aerodinâmica otimizada digitalmente, compostos de fibra de carbono, avançadas entradas de ar do motor supersônico e um sistema de visão de realidade aumentada para decolagem e pouso.
“Duas décadas após a aposentadoria do Concorde, os primeiros voos do XB-1 marcam o retorno de uma aeronave supersônica civil aos céus e abrem caminho para o renascimento das viagens supersônicas convencionais a bordo do Overture”, informou a Boom.
@FFO