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USAF testou dois Cessna 208B em operações totalmente autônomas no Exercício AGILE FLAG 24-3

31 de agosto de 2024
USAF testou dois Cessna 208B em operações totalmente autônomas no Exercício AGILE FLAG 24-3 (Fotos: USAF).
USAF testou dois Cessna 208B em operações totalmente autônomas no Exercício AGILE FLAG 24-3 (Fotos: USAF).

USAF testou dois Cessna 208B em operações totalmente autônomas no Exercício AGILE FLAG 24-3. As empresas Joby Aviation e Reliable Robotics, parceiras da AFWERX Autonomy Prime, demonstraram como as suas aeronaves autônomas podem contribuir para o conceito de Agile Combat Employment (ACE) da USAF. Elas participaram de missões de transporte no exercício AGILE FLAG 24-3, realizado entre 05 e 09 de agosto na Califórnia.

A 23ª Ala da Base Aérea de Moody, Geórgia, e a 9ª Ala de Reconhecimento da Base Aérea de Beale, Califórnia, usaram a tecnologia de voos autônomos da Joby e da Reliable, que demonstraram seus monomotores cargueiros Cessna 208B Grand Caravan automatizados, capazes de taxiar, decolar, navegar e pousar de forma totalmente independente. As aeronaves podem transportam até 1.200 libras de suprimentos e materiais por aproximadamente 1.150 milhas.

“Anteriormente, enfrentávamos uma escolha difícil: usar uma aeronave de carga com todas as despesas associadas ou abrir mão do voo completamente, o que criava decisões difíceis para os comandantes de combate”, disse o Coronel Max Bremer, oficial de gerenciamento do Programa de Acesso Especial do Comando de Mobilidade Aérea. “O retorno sobre o investimento com essa tecnologia é significativo. Ao usá-la para lidar com cargas menores, podemos preservar aeronaves de carga para tarefas mais críticas, como transportar peças grandes, motores ou armas. Isso não apenas aumenta a capacidade geral da frota de transporte, mas também garante que elas sejam usadas onde são mais necessárias.”

Esses monomotores Cessnas são muito mais baratos de operar em comparação com as aeronaves convencionais da USAF.

De acordo com o relatório do Departamento de Defesa do Ano Fiscal de 2023, o custo operacional do C-130J Hercules é de US$ 7.671,00/hora e de um C-17A Globemaster III é de US$ 20.941/hora. Esses números abrangem despesas diretas, como combustível, manutenção e custos de tripulação, embora os custos reais possam variar com base em requisitos específicos da missão e condições operacionais.

Em comparação, o custo para operar um Cessna 208B Grand Caravan autônomo é entre US$ 1.200,00 e US$ 1.600/hora, dependendo da utilização.

Autonomy Prime é um programa de tecnologia dentro da divisão Prime da AFWERX, uma diretoria do Air Force Research Laboratory. O programa faz parceria com o setor privado para acelerar os testes e entregar de forma acessível tecnologia revolucionária para a linha de frente da USAF.

A AFWERX concedeu as fases 2 e 3 do contrato para que a Joby e a Reliable Robotics Small Business Innovation Research conduzissem testes de voos autônomos e demonstrar a capacidade em um ambiente operacionalmente relevante. Em fevereiro as duas empresas participaram com sucesso do AGILE FLAG Flag 24-1, por isso receberam o convite para continuar suas demonstrações da AGILE FLAG Flag 24-3.

Para muitos participantes da AGILE FLAG 24-3, a introdução da tecnologia de voo autônoma foi um divisor de águas. A Joby e a Reliable Robotics realizaram um total de 47 voos cobrindo mais de 6.600 milhas em apoio ao exercício.

“A capacidade que a equipe AFWERX está fornecendo através do Cessna é tremenda, pois nos permite mover nosso equipamento pelo teatro de operações de forma eficiente”, disse o Cel. Charles Hanson, comandante do 9º Grupo de Apoio à Missão. “Neste cenário de exercício, onde a distância é um desafio significativo, esta capacidade está nos ajudando a superá-la.”

Para a AFWERX, o sucesso do AGILE FLAG 24-3 representa mais do que apenas um marco no desenvolvimento tecnológico, mas o potencial de mudança transformadora na forma como a USAF opera em ambientes contestados.

Sobre o AFRL

O Air Force Research Laboratory é o principal centro de pesquisa e desenvolvimento científico da USAF, desempenhando um papel fundamental na liderança da descoberta, desenvolvimento e integração de tecnologias de combate acessíveis.

Sobre a AFWERX

Como braço de inovação da USAF e uma diretoria dentro do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea, a AFWERX traz a engenhosidade americana de ponta de pequenas empresas e startups para enfrentar os desafios mais urgentes da Força Aérea.

Fonte: USAF

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