AERO Vodochody demonstra L-39NG Albatross na Argélia. A AERO Vodochody recentemente enviou uma aeronave L-39NG Albatross para a Base Aérea de Oran, na Argélia. O objetivo da fabricante tcheca foi demonstrar a mais moderna versão do jato de treinamento avançado para as autoridades da Força Aérea Argelina (AAF), que atualmente opera a antiga variante do modelo.
As informações são que a AERO Vodochody busca obter um contrato para fornecer os jatos de combate leve e treinamento avançado para a AAF, em um negócio que envolveria a montagem das aeronaves no país do norte da África.
A Força Aérea Argelina adquiriu cerca de 60 jatos L-39C/ZA Albatross ao logo de duas décadas. Embora eles tenham servido bem ao seu propósito, a vida útil dessas células está chegando ao final, e a mais nova versão L-39NG poderá ser a solução na tarefa de formação de pilotos e ataque ao solo.
O L-39NG (Next Generation) é a mais nova versão do L-39 Albatros, uma aeronave de treinamento a jato usado por muitas forças aéreas em todo o mundo. Novos aviônicos, um novo motor Williams FJ44-4M e modificações estruturais deram nova vida a treinador em tandem biplace, que recebeu a certificação de tipo em 2022.
Uma das principais vantagens do L-39NG é a sua versatilidade. Além de sua função principal como treinador, a aeronave também pode ser configurada para missões de ataque ao solo, sendo compatível com uma variedade de armas, incluindo bombas e mísseis, tornando-o um recurso valioso tanto para formação de pilotos quanto para operações de combate.
Além da Argélia, a Aero Vodochody tem a Tunísia e a Nigéria como potenciais clientes na África. A Tunísia busca substituir doze envelhecidos L-59T Super Albatros que estão chegando no fim de sua vida útil. Por outro lado, Gana chegou a anunciar a compra de seis aviões L-39NG, mas o negócio foi estagnado devido a restrições orçamentárias do país africano. Atualmente a o L-39NG tem pedidos firmes do Vietnã, Hungria e, claro, da República Tcheca.
@FFO