Top Aces apresenta F-16A com camuflagem Flanker. A Top Aces, empresa privada canadense especializada em fornecer treinamento avançado “agressor” para pilotos de combate, apresentou o seu primeiro F-16A Fightning Falcon com a pintura “Flanker Blue”, similar à utilizada por vários jatos da Força Aérea Russa.
Líder mundial no fornecimento de caças “Red Air” (inimigos) para treinamento de pilotos de várias Forças Aéreas pelo mundo, a Top Aces assinou novos contratos com a USAF (seu principal cliente), para melhorar o treinamento das unidades FTU (Formal Training Units) e ampliar a quantidade de novos pilotos treinados.
Para atender a demanda, a empresa comprou 29 supersônicos F-16A Netz desativados no final de 2016 pela Força Aérea Israelense (IAF). Os primeiros foram recebidos pela Top Aces em 2021, e desde então esses caças entraram em operação nos Estados Unidos mantendo o mesmo esquema de pintura que usavam em Israel.
O F-16A apresentado com a pintura “Flanker Blue”, matrícula civil N875TA, foi inspirado em alguns caças do mesmo modelo que a USAF opera no 64º Esquadrão Agressor, sediado na Base Aérea de Nellis, em Nevada. A pintura é semelhante à camuflagem utilizada pela Força Aérea Russa em alguns dos seus principais jatos de combate, especialmente da família Flanker (Sukhoi Su-27/30).
Obviamente a pintura externa é apenas um componente do treinamento “agressor”, e os F-16 são ferramentas fundamentais para que a Top Aces replique sistemas, capacidades e desempenhos encontrados nos mais modernos jatos de combate. A intenção é oferecer treinamento de combate aéreo próximo de um ambiente real para pilotos de caça dos EUA e da OTAN, especialmente em conflitos contra potenciais inimigos como a Rússia e a China.
@FFO