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Irã está convertendo um porta contêineres comercial em seu primeiro “porta-aviões”

23 de agosto de 2024
Irã está convertendo um porta contêineres comercial em seu primeiro "porta-aviões" (Foto: Redes Sociais).
Irã está convertendo um porta contêineres comercial em seu primeiro “porta-aviões” (Foto: Redes Sociais).

Irã está convertendo um porta contêineres comercial em seu primeiro “porta-aviões”. A Marinha do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC), está convertendo um porta contêineres civil em seu primeiro “porta-aviões”. Uma recente foto do futuro IRGC Shahid Bagheri mostra que ele já está configurado com um convés de voo e uma pista de pouso e decolagem do tipo “ski-jump”.

A transformação do navio comercial “Perarin” no porta-aviões IRGC Shahid Bagheri seria mais um projeto do governo iraniano em busca da sua expansão e alcance militar nível mundial. Sem muitas informações divulgadas publicamente, especialistas sugerem que a IRCG utilizaria a nova embarcação para operações avançadas com drones, considerando pelo seu design um “porta-drones”.

Foto recente do IRGC Shahid Bagheri com sua pista ski-jump (Foto: Redes Sociais).
Foto recente do IRGC Shahid Bagheri com sua pista ski-jump (Foto: Redes Sociais).

Com 240 metros de comprimento, o navio mantém a sua configuração original básica. Desta forma, os engenheiros construíram o convés de voo em ângulo, o que limitou a extensão da pista, que não utiliza o comprimento total da embarcação. Além disto, a superestrutura (onde está a ponte de comando do navio) fica exatamente ao lado da pista, não deixando nenhuma margem de segurança para as operações de pousos.

Aparentemente, a pista de decolagem – do tipo “ski-jump” (rampa de salto) – será a mesma utilizada para os pousos, o que deixa dúvida em caso de uma aeronave não conseguir parar por completo após o toque, tendo a sua frente uma rampa. Também não está claro se a pista terá cabos de arrasto ou algum outro tipo de barreira física para auxiliar nos pousos.

Nesta configuração, é possível que o Comando da IRCG estaria planejando operar o navio aeródromo apenas com drones de pouso e decolagem verticais (VTOL) e outros tipos de aeronaves não tripuladas a jato, ou possivelmente drones de ataque “kamikazes”, que obviamente não retornariam para pouso.

Vista do IRGC Shahid Bagheri no processo inicial de conversão em 2022 (Foto: Redes Sociais).
Vista do IRGC Shahid Bagheri no processo inicial de conversão em 2022 (Foto: Redes Sociais).

Ao lado da pista, há espaço para operar outros tipos de drones e armamentos. Atrás da superestrutura (popa da embarcação) poderia ser utilizada por helicópteros, pequenos drones recuperados por rede/linha e até mesmo reboques com mísseis de cruzeiro.

O estaleiro Iran Shipbuilding & Offshore Industries Complex Company (ISOICO), de Bandar Abbas, está convertendo o navio, que entrou na doca seca em maio de 2022. O ISOICO tem experiência na conversão “civil-militar”, depois que transformou um antigo petroleiro no porta-helicópteros IRCG Makran.

Ter a capacidade de lançar ataques kamikazes a partir de um “porta-drones” pode ser útil em alguns cenários, além de causar um efeito psicológico no inimigo. Dificilmente o IRCG Shahid Bagheri será uma ameaça real para a Marinha dos EUA e seus aliados, mas o futuro navio de guerra iraniano não poderá ser desconsiderado e, naturalmente, causará perturbação no tráfego marítimo regional e global.

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