Ellsworth se prepara para receber os novos bombardeiros B-21 Raider da USAF. A USAF deverá realocar 17 bombardeiros B-1B Lancer da Base Aérea de Ellsworth (Dakota do Sul), para a Base Aérea de Grand Forks (Dakota do Norte). Será uma movimentação temporária de 10 meses a partir do início do ano que vem, para que Ellsworth AFB passe por modificações estruturais visando a recepção dos futuros bombardeiros B-21 Raider.
De acordo com as informações recebidas pela Air & Space Forces Magazine, a proposta do Comando de Ataque Global da USAF (AFGSC) envolve a mudança temporária das 17 aeronaves e cerca de 800 militares entre os meses de fevereiro e novembro de 2025. A decisão final depende do resultado de estudos ambientais em Grand Forks.
Em 2022 a Base Aérea de Ellsworth foi selecionada para receber a Unidade inicial de treinamento para os B-21 Raider. Desde então, quase 30 mil metros quadrados de hangares, pátios de estacionamentos, instalações e estruturas estão sendo construídos ou modificados para receber os novos bombardeiros furtivos da USAF.
Em maio, a USAF e a Northrop Grumman revelaram novas fotos do B-21 em voos de testes a partir da Base Aérea de Edwards, na Califórnia. No mês passado, o Tenente-General Andrew Gebara, vice-chefe do Gabinete para Dissuasão Estratégica e Integração Nuclear, confirmou que os voos de testes estão ocorrendo com sucesso e o cronograma está dentro dos prazos previstos. Segundo o Oficial, os primeiros B-21 chegarão “muito em breve” em Ellsworth AFB.
@FFO