Após anos de atrasos Joe Biden voa pela primeira vez no novo helicóptero presidencial VH-92A Patriot. O presidente Joe Biden fez em 19/08 o eu primeiro voo no moderno helicóptero VH-92A Patriot do Esquadrão presidencial Helicopter Marine One (HMX-1) “Nighthawks” do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC). Foram anos de atrasos no programa de substituição dos antigos helicópteros que servem à presidência dos EUA.
O primeiro voo do VH-92A com o presidente a bordo ocorreu em Chicago, onde Biden participou da Convenção Nacional Democrata. A viagem do VH-92A como “Marine One” levou o presidente do Aeroporto Internacional O’Hare até o estacionamento do Soldier Field de Chicago.
Foi um importante marco no longo processo de mais de uma década no programa que visa substituir os antigos helicópteros Sikorsky VH-3D Sea King e VH-60N White Hawk há décadas em serviço no Esquadrão presidencial HMX-1.
Iniciado no governo Bush, o projeto do novo helicóptero presidencial tinha como principal peça chave melhorar as comunicações seguras após os eventos do 11 de setembro de 2001. Durante o governo do presidente Barack Obama o programa foi paralisado devido aos altos custos.
O novo Sikorsky VH-92A Patriot fez sua estreia durante a administração de Donald Trump, mas problemas com o sistema de comunicações seguras e nas operações no heliponto da Casa Branca (onde os potentes motores queimavam o gramado) levaram a anos de atrasos no programa. No ano passado o USMC informou que os problemas foram resolvidos.
Com 23 aeronaves encomendadas em 2014 a um custo aproximado de US$ 5 bilhões, o HMX-1 tem utilizado os VH-92A em missões de transporte de funcionários e seguranças da Casa Branca. Conforme noticiamos, o último dos 23 helicópteros VH-92A foi entregue no início deste mês.
@FFO