VÍDEO: Huey do Exército Colombiano persegue grupo que “roubou” cadáver de líder miliciano morto em conflito. Militares do Batalhão de Operações Terrestres nº 18 do Comando Operacional de Consolidação e Estabilização Zeus do Exército Colombiano, combateram um grupo armado da Frente Ismael Ruiz, dissidente das FARC, e comandado por Libardo González. O chefe da segurança do líder, conhecido por Brayan, foi morto no confronto.
O corpo de Brayan foi “roubado” enquanto os militares prestavam segurança à crianças e professores de uma escola invadida por membros da Frente Ismael Ruiz. O objetivo era não permitir que o cadáver do chefe de segurança da organização fosse usado como “troféu” pelo Exército. Ação foi considerada uma grave violação à legislação e afronto aos militares.
O vídeo acima foi disponibilizado nas redes sociais, e mostra o momento que membros da Frente Ismael Ruiz, misturados a dezenas de populares que agem por coação, carregam o cadáver de Brayan por uma estrada de terra. Em uma cena que lembra um filme da guerra do Vietnã, um helicóptero H-1H Huey do Comando de Aviação do Exército Colombiano faz uma passagem baixíssima sobre o grupo, para desembarque de militares.
@FFO