VÍDEO: Rússia testa bomba de 3 toneladas com kit de planeio e orientação. Um caça bombardeiro russo Sukhoi Su-34 “Fullback”, recentemente efetuou o lançamento de uma bomba FAB-3000 de três toneladas, equipada com um kit UMPK de planeio e orientação. O armamento foi testado no mês passado, e teria o objetivo de ser empregado no conflito contra a Ucrânia.
A FAB-3000, ou de bomba aérea de alto poder explosivo (FAB – Fugasnaya AviaBomby) de três toneladas, é um projeto dos anos 1950 e tem um diâmetro de 82 cm, comprimento de 3,32 metros e transporta uma ogiva convencional de até 1.200 kg. Fabricada na cidade de Nizhny Novgorod, a linha de montagem foi ampliada no início desde ano para atender a demanda.
Desenvolvido pela empresa russa GNPP Bazalt, o kit UMPK transforma uma bomba convencional “burra”, em um armamento de grande precisão. O sistema de asas retráteis (abertas após a liberação) permite que a bomba plane até ao alvo. Seu alcance varia entre 7 km e 40 km, dependendo da altitude do lançamento. Um dispositivo aerodinâmico instalado na parte frontal melhora o desempenho do voo.
O Su-34 possui 12 pontos de fixação de armas sob a fuselagem e asas, onde pode levar até 14 toneladas de foguetes, bombas e mísseis. Por conta do seu peso, a FAB-3000 é transportada no ponto de fixação central da fuselagem do caça-bombardeiro, cuja capacidade é de até 4 toneladas.
@FFO
A Rússia começou a usar uma poderosa bomba que tem causado grandes perdas para as defesas ucranianas e alterado o equilíbrio nas linhas da frente. O país converteu uma arma básica da era soviética em uma bomba planadora que pode arrasar grandes áreas, criando crateras de aproximadamente quinze metros de…
Em "Notícias"
Relatórios não oficiais sugerem que a Força Aaeroespacial Russa (RF VKS) teria perdido pelo menos dez aeronaves na semana passada. Entre as perdas estão um caça-bombardeiro supersônico Sukhoi Su-34 (designação OTAN: "Fullback") e um bombardeiro estratégico de longo alcance Tu-22M3 ("Backfire").
Em "Notícias"
As Forças Aeroespaciais da Federação Russa (RF- VKS) receberam o primeiro lote de bombardeiros Sukhoi Su-34M Fullback em 2023. O anúncio foi feito em 1º de junho pela empresa estatal Rostec.
Em "Notícias"