Colisão em voo entre dois Rafale da Força Aérea Francesa. Dois caças Rafale da Força Aérea e Espacial Francesa, ou Armée de l’Air et de l’Espace (AAE) colidiram em voo hoje (14/08) na cidade de Colombey-les-Belles, departamento de Meurthe-et-Moselle, nordeste da França. Em comunicado, a AAE informou que o piloto de um caça ejetou com sucesso, enquanto os dois tripulantes da outra aeronave (biplace) ainda estão desaparecidos.
Segundo o comunicado da AAE no X, os dois Rafale (um monoplace e outro biplace) pertencentes ao Esquadrão de Transformação Rafale 3/4 (ETR) “Aquitaine”, regressavam de uma missão de reabastecimento em voo na Alemanha. O ETR é uma Unidade de treinamento para tripulantes Rafale, sediada na Base Aérea 113 de Saint-Dizier (Haute-Marne)
O piloto que ejetou foi resgatado e passa bem. Efetivos dos bombeiros locais, gendarmeria, guardas florestais e dos bombeiros da Base Aérea 133 de Nancy-Ochey,o estão envolvidos nas ações de busca e resgate dos dois tripulantes desaparecidos, um instrutor e um aluno do ETR.
“As operações de busca dos pilotos foram iniciadas pela gendarmaria departamental, serviço departamental de bombeiros, gabinete florestal nacional e pela ADRASEC (federação nacional de radioamadores ao serviço da segurança civil)”, observou a prefeitura de Colombey-les-Belles, em comunicado.
Como padrão, a Armée de l’Air et de l’Espace já instaurou uma comissão de investigação para apurar as causas do acidente com os caças.
Atualização 16/08: O presidente francês, EmmanuelMacron, confirmou através da rede social X a morte dos dois pilotos desaparecidos. Eles foram identificados como sendo o Capitão Sébastien Mabire e o Tenente Matthis Laurens.
@FFO